Seguindo a recomendação do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação, do CONSU (Conselho Universitário) e com anuência do Comitê de Crise e Contigências, outras Universidades em Curitiba, também adotaram medidas em prol da prevenção contra a pandemia do COVID-19, o Corona Vírus.

A Universidade Tuiuti do Paraná decidiu suspender, por 14 dias, as aulas dos cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e extensão estarão suspensas a partir de hoje, 16 de março, às 12h até o dia 29 de março.

A UP decidiu suspender as aulas e atividades presenciais, de graduação e pós graduação, nas unidades da UP em Curitiba, desde esta terça-feira (17) até o dia 29 de março (domingo).

Por sua vez, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) manterá as aulas presenciais irão seguir até quarta-feira (18). A partir de quinta-feira (19) todas as atividades acadêmicas acontecerão 100% em ambiente digital, no Campus Curitiba. As decisões ocorreram após reuniões em Comitês Extraordinários das próprias universidades.

 

Divulgação

 

Leia abaixo a nota da Tuiuti, na íntegra;

Por orientação do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação, do CONSU (Conselho Universitário) e com anuência do Comitê de Crise e Contigências, a Universidade Tuiuti informa que as aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e extensão estarão suspensas a partir de hoje, 16 de março, às 12h até o dia 29 de março.

Os atendimentos clínicos agendados para hoje estão mantidos e suspensos a partir de amanhã (17).

As formaturas institucionais marcadas para os dias 21 e 28 de março também estão suspensas, bem como os ensaios agendados para hoje. Abaixo, encaminhamos as orientações a serem repassadas para os nossos alunos e para o nosso quadro de funcionários:

1. Com o objetivo de manter o nosso comprometimento com a qualidade de ensino e visando diminuir os impactos de reposição, as aulas presenciais da graduação serão transferidas para o Regime Letivo Remoto com utilização do ambiente virtual de aprendizagem da EAD Tuiuti. As informações de acesso e conteúdo pedagógico serão repassados em breve pelos coordenadores de cada curso;

2. As aulas da Pós Graduação Lato Sensu serão suspensas a partir de hoje até o dia 29 de março;

3. As aulas presenciais da Pós Graduação Stricto Sensu serão suspensas a partir de hoje até o dia 29 de março;

4. As atividades práticas em clínicas e laboratórios serão organizadas pela coordenação de cada curso;

5. Os procedimentos que irão substituir as formaturas institucionais dos dias 21 e 28 serão divulgados no site da Tuiuti com chamada nas redes sociais

6. Os cursos e demais atividades de extensão serão remarcados e avisados posteriormente, caso a caso;

7. Os setores administrativos internos, biblioteca e laboratórios de informática, continuarão abertos respeitando os procedimentos sobre aglomerações, situações de suspeitas e outras, com o objetivo de combater a propagação do vírus.

A Universidade Tuiuti segue tratando com os órgãos públicos de saúde e novas decisões poderão ser tomadas no decorrer deste período e todas as comunicações serão realizadas através dos canais oficiais da Tuiuti.

É válido ressaltar que nesse momento de alerta global é necessário estar atento a todas as orientações repassadas pelas autoridades responsáveis. Os protocolos de higienização das mãos, tosse e espirros devem continuar na sua rotina e nesse momento de suspensão das aulas presenciais é importante evitar qualquer outro tipo de aglomeração.

Fiquem atentos e cuidem-se!!

 

Divulgação

 

Leia abaixo a nota da Universidade Positivo, na íntegra;

Comunicado: suspensão das aulas e atividades presenciais na UP.

Alunos, professores e funcionários,

A UP vem seguindo a recomendação dos órgãos de saúde pública sobre o coronavírus. Trata-se de um problema coletivo, logo, de solução a ser liderada pelas autoridades públicas.

Em reunião ontem, domingo (15), entre nove instituições de educação superior, com a presença da Secretaria de Saúde do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde, estas recomendaram não suspender as aulas.

Entretanto, ouvindo também outras comissões da comunidade científica, as instituições resolveram suspender temporariamente as aulas e atividades presenciais, deixando a cargo de cada instituição que o fizesse segundo sua realidade interna durante esta semana.

Assim, a UP decidiu suspender as aulas e atividades presenciais, de graduação e pós graduação, nas unidades da UP em Curitiba, desde esta terça-feira (17) até o dia 29 de março (domingo).

Aulas, trabalhos, atividades e estudos por meios virtuais serão realizados, nos termos de instruções que serão dadas. Seguiremos tratando com os órgãos públicos de saúde e, ao final desse período de suspensão, nova decisão será tomada.

Os setores administrativos internos e a biblioteca continuarão abertos e funcionando, respeitados os procedimentos sobre aglomerações, situações de suspeita e outras, com o objetivo de combater a propagação do vírus.

Agradecemos sua compreensão neste momento crítico do país e do mundo, e devemos aproveitar esse tempo para seguir estudando, aprendendo e cooperando para que a crise dure o mínimo possível. Informações podem ser obtidas pelo aplicativo do Ministério da Saúde.

Prof. José Pio Martins

Reitor

 

Divulgação

 

Leia abaixo a nota da PUC, na íntegra;

Boletim Diário PUCPR Coronavírus – N.3 | 16/03/2020
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) informa sobre novas deliberações referentes à pandemia de Coronavírus, após reunião do Comitê de Acompanhamento de Saúde na manhã desta segunda-feira (16).

Câmpus Curitiba:

As aulas presenciais irão seguir até quarta-feira (18). A partir de quinta-feira (19) todas as atividades acadêmicas acontecerão 100% em ambiente digital.

Câmpus Londrina, Maringá e Toledo:

Uma vez que não há nenhum caso de contaminação nestas cidades, as atividades presenciais estão mantidas e a migração para atividades 100% online acontecerá conforme a evolução local dos contágios. Cada situação continuará sendo acompanhada individualmente.

Em todas as localidades:

A partir de segunda-feira (16) aqueles que não se sintam seguros em vir à Universidade terão faltas abonadas. Os professores irão postar os materiais no ambiente virtual de aprendizagem já utilizado, para que os estudantes possam acompanhar à distância caso assim prefiram;

É importantíssimo que, caso o estudante opte por esta alternativa, o isolamento social aconteça não apenas na Universidade, mas em quaisquer locais com aglomeração de pessoas, como shoppings, bares, restaurantes e outros. Pessoas em situação de vulnerabilidade – com mais de 60 anos, grávidas e pertencentes à grupos de risco –
devem seguir as recomendações de órgãos de saúde e evitar contato social desde já.

Além destes pontos, a Universidade informa que nesta segunda-feira (16), no período da tarde, haverá reunião da Secretaria Estadual de Saúde, em que o Governo do Estado deliberará novas diretrizes. A PUCPR estará presente e, caso existam novas orientações, estudantes e colaboradores serão imediatamente informados por meio
de novo Boletim.

Novas atualizações e informações sobre a pandemia estão disponíveis em http://pucpr.br/coronavirus

Atenciosamente,
Pontifícia Universidade Católica do Paraná.