Na data em que é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro, a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu) dará início a uma série de palestras sobre inclusão, diversidade e direitos de pessoas com deficiência (PcD). A Semana da Diversidade Nacional Unilehu, que segue até o dia 9, além de promover a conscientização de empresas e público em geral, terá vagas de emprego em todo o Brasil.

Segundo a gerente de unidades de inclusão da universidade, Aline Gonçalves, as ações realizadas durante a Semana da Diversidade Nacional Unilehu têm o objetivo de reconhecer e comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data promovida pelas Nações Unidas desde 1992.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Esse período é muito importante para celebrarmos a diversidade e disseminarmos conhecimento para toda a sociedade, empresas e interessados no tema de inclusão. Nossa programação é bastante extensa e abrange diversas áreas”, avaliou Aline.

Com quadro de profissionais e palestrantes capacitados sobre o assunto, a ideia do evento é conscientizar e oferecer até mesmo um panorama da inclusão de PcDs no Brasil. “Além da equipe da instituição que é especializada em inclusão, entre os convidados há consultores, procuradores e fiscais”, disse durante entrevista à Banda B.

Há dez anos atrás, em 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que havia no Brasil cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, quase 24% da população brasileira. No entanto, pelo menos 403 mil possuíam um emprego, o que corresponde a menos de 1% das 45 milhões de PcDs.

Foto: Agência Brasil

Já em 2016, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) demonstrou que não houve mudanças em relação ao mercado de trabalho e a inclusão: 400 mil PcDs estavam empregados.

Feira nacional de empregos

Nos dois últimos dias do evento, no dia 8 e 9, a Unilehu realizará uma feira de empregos destinadas às pessoas com deficiência e empresas com oportunidades abertas. De acordo com a gerente de unidades de inclusão da instituição, há 18 empresas confirmadas para a feira. As inscrições para as vagas vão até esta quarta-feira (2).

Para se inscrever e preencher o formulário clique aqui.

“A pessoa se inscreve e já poderá participar da programação desses dois dias. A empresa apresentará a oportunidade de emprego e fará as primeiras entrevistas. Temos oportunidades para todas as regiões do Brasil. São mais de 150 vagas”, afirmou Gonçalves.

Transmissão

Em meio à pandemia da Covid-19, o evento ocorre excepcionalmente de forma online. No site da instituição é possível conferir a programação, a lista de convidados e fazer a inscrição para uma vaga de emprego. Lá, a PcD deverá se cadastrar e anexar o currículo junto do laudo médico comprovando sua condição.

Em seguida, os candidatos serão adicionados em grupos de WhatsApp, onde receberão os links de acesso às salas de entrevistas.

Serviço

As palestras ocorrerão durante o dia todo, entre os dias 3 e 9 de dezembro, e serão transmitidas gratuitamente pelo canal do YouTube da universidade e também pelo Facebook.

Canal no YouTube: MAIS TV UNILEHU – YouTube

Página no Facebook: Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU) | Facebook

Ao público que deseja obter mais informações sobre o evento e sanar quaisquer outras dúvidas, é possível entrar em contato com a instituição através do número (41) 9 9221-6347.

Já para as empresas que têm interesse em entrar em contato com a Unilehu, o número é (41) 9 9652-0242.