Redação

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decretou estado de emergência nesta terça-feira (8), após a chuva forte de granizo que ocorreu no início da noite desta segunda-feira (7). Na cidade, o temporal afetou pelo menos duas mil pessoas e pelo menos 500 casas foram danificadas, segundo a Defesa Civil. Ao todo, 13 muniípios foram castigados pela tempestade com granizo.

O caso mais grave é de Goioxim, na região de Guarapuava. A Defesa Civil estadual estima que 2,5 mil pessoas tenham sido afetadas pelo granizo no município – quase um terço da população. Já em Nova Esperança, no Noroeste, 300 casas foram danificadas pelo granizo, atingindo 1,2 mil pessoas.

fozAtendimento da prefeitura em Foz do Iguaçu – Foto: SMCS de Foz

Em Foz do Iguaçu, os maiores estragos foram na região sul, atingindo moradores do bairro Porto Meira. Milhares de pessoas tiveram suas casas destelhadas e afetadas pelo granizo.

A Defesa Civil do Município e o Corpo de Bombeiros estão atendendo as pessoas em um dos pontos de distribuição de lonas, na Escola Municipal Adele Zanotto, antigo Caic do Porto Meira , onde também está funcionando como um abrigo do Município para atender emergencialmente as pessoas que ficaram desabrigadas.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu já solicitou ajuda das cidades vizinhas, Santa Terezinha de Itaipu e de Medianeira, para repor os estoques das lonas que já se esgotaram.

O prefeito Reni Pereira disse que já pediu apoio do Governo do Estado e que deve aguardar um levantamento oficial do número de atingidos para poder calcular os estragos causados pela chuva.

“Nós já decretamos situação de emergência, mas esta região sul da cidade possivelmente passará para estado de calamidade pública. Nesta terça-feira poderemos ter uma noção mais exata dos estragos para poder atender toda a população atingida. Nós também compramos todos os estoques de lonas do município e providenciamos comida para as pessoas que estão abrigadas aqui no Caic. A recomendação é para que as pessoas procurem a nossa central de atendimento montada aqui no Caic”, disse o prefeito.

Outros municípios

Na região sudoeste, seis pessoas ficaram feridas por causa do temporal. Cinco delas moram em Planalto e uma em Ampére. Dois estão internados em um hospital de Francisco Beltrão. Em Planalto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegaram a 113 km/h. Já em Foz, o vendaval atingiu 75 km/h de velocidade.
Também houve granizo no municípios de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Maripá, Missal, Guaíra, Matelândia e Santa Tereza do Oeste.

Previsão do tempo

De acordo com o Simepar, as chuvas permanecem no Paraná durante toda a semana. A instabilidade atmosférica persiste ao longo da terça-feira em todas as regiões do estado do Paraná. Áreas de instabilidade que atuam sobre a região Sul do Brasil dão origem a uma nova frente fria. Por isso, o dia será chuvoso em todas as regiões paranaenses, com ocorrências de temporais (inclusive com granizo) entre a madrugada e o decorrer do dia. Os maiores volumes de chuva devem ser registrados na metade norte do Estado até a divisa com o estado de SP.

Notícia Relacionada:

Temporal e granizo causam destruição no Oeste do Paraná; terça-feira será de chuva em Curitiba

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Temporal de granizo atinge 13 municípios do PR; Foz do Iguaçu decreta estado de emergência

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.