Depois de cinco anos congelada, entre 2005 e 2010, pela terceira vez nos últimos três anos de governo Beto Richa a tarifa de água e esgoto pode aumentar. O acréscimo pode chegar a até 10,62% ainda neste ano, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Sanepar nesta quarta-feira (30).

A assessoria do órgão confirmou que em reunião na noite de ontem foi aprovado o pedido de reajuste que será encaminhado ao Instituto de Águas do Paraná. O órgão regulador irá definir se a empresa tem direito a um aumento tarifário e em que porcentual. A Sanepar informou que ninguém na empresa quer falar sobre o caso para não atravessar o órgão regulador.

Se aprovado no Instituto das Águas, o reajuste será encaminhado ao governador do Paraná para sua homologação e passará a vigorar 30 dias depois da publicação em decreto estadual.

Vale lembrar que, se aprovado, este será o terceiro reajuste da gestão de Beto Richa. A tarifa ficou congelada entre 2005 e 2010. Em abril de 2011, subiu 16% e em abril de 2012 16,5%. Na época, a justificativa dada pelo Governo era “recuperar a defasagem da tarifa que ficou congelada por cinco anos”.