Da Redação

(Foto: Divulgação/PUCPR)

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é a universidade do estado mais bem colocada em um novo ranking da Times Higher Education sobre o ensino superior da América Latina. Na classificação geral, a instituição ficou entre a 41ª e a 45ª posição – a classificação exata é dada apenas para os 25 primeiros lugares.

No ano passado, no entanto, a PUCPR obteve um resultado melhor, já que ficou entre a 31º e a 35º posição. As segundas instituições do estado no ranking são a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Londrina, que aparecem na faixa 51-60. Além delas, estão na lista a Universidade Estadual de Maringá (61-70) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (61-70).

A UFPR também desceu algumas posições em relação a 2016, quando estava entre o 31º e 35º colocados, junto com a PUCPR. No ranking geral, a Unicamp aparece em primeiro lugar e a Universidade de São Paulo (USP), que antes estava no topo, ficou em segundo.

Entre as universidades privadas, a melhor é a PUC do Rio, que ficou em 5º lugar no país e em 9º na América Latina. O Brasil tem cinco dos 10 primeiros lugares. Ao todo, das 81 universidades na lista, 32 são brasileiras.