Apesar do faturamento recorde durante o início da temporada de verão, para José Carlos Chicarelli, presidente do Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares do Litoral (Sindilitoral), o “bum” de turistas deixou claro que as praias do Paraná pedem socorro. “Estamos além do limite em vários aspectos”, disse ele em entrevista ao jornalista Geovane Barreiro, da Banda B, nesta quarta-feira (9).

“Se de um lado temos que comemorar o faturamento, de outro foi importante este crescimento de turistas para deixar claro aos administradores municipais e estaduais que estamos além do limite. É necessário com urgência socorrer o litoral em questões de rodovias, saneamento, lazer, energia e calçadas. A população da Classe C e D que agora pode usufruir do Litoral pede mais segurança em saúde e quer tranquilidade nas férias, e não o contrário”, falou Chicarelli, referindo-se a falta de luz, água e problemas no esgoto que atingiram as praias na virada de ano, principalmente em Pontal do Paraná.

Chicarelli não poupou criticas a Operação Verão, que na analise dele está reprovada por média. “No máximo nota 5. Falta manutenção em bueiros, calçadas e quando chove está tudo alagado. Teve também a questão do ferry-boat que tem fila o dia todo. São situações que uma ação preventiva poderia resolver, mas isto não aconteceu. Posso garantir que se a infraestrutura ajudasse teríamos o dobro do faturamento”, afirmou.

Outro ponto que o presidente do Sindilitoral mostrou preocupação foi quanto à administração da Sanepar. “O governo passado que era muito criticado marcava reuniões antes da temporada para a resolução de questões com a ajuda do comerciante. Nós temos que ter investimento porque não é admissível água com cor diferente ou a falta dela”, contou.

O gerente da Sanepar, Romilson Gonçalves, reconhece problemas no abastecimento em alguns pontos do Litoral. “A necessidade de investimento é continua e a Sanepar busca recursos o tempo todo. Em Guaratuba temos obras que vão revitalizar o rio e em Morretes também estão em andamento obras para melhorar o esgoto. Com relação a Matinhos e Pontal do Paraná estamos buscando recursos o tempo inteiro para o abastecimento. Estes são sim municípios que necessitam de investimento”, falou.

Faturamento

Apesar das criticas, Chicarelli mostrou orgulho ao descrever o faturamento dos comerciantes. “Realmente o que nós esperavámos aconteceu, com 30% de faturamento maior em relação ao ano passado, principalmente pelo aumento de turistas em nosso Litoral”, comemorou o presidente do Sindilitoral.

Ele manteve o otimismo ao falar sobre a perspectiva para o Carnaval na segunda semana de fevereiro. “Sem duvida o comerciante está feliz e o Carnaval está chegando com possibilidade de novo recorde. Teremos muito mais gente também, porque o paranaense está começando a descobrir o que seu Litoral oferece”, concluiu.