Nove bares e lanchonetes foram fiscalizados em nova Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), na noite de sexta-feira (27/4). Os estabelecimentos vistoriados ficam nos bairros Centro, Mercês, Juvevê e São Francisco.

(Foto: SMCS)

 

Um deles, na Rua Conselheiro Carrão, no Juvevê, foi fechado. A notificação expedida pelos fiscais da Secretaria do Urbanismo (SMU) estipulou paralisação imediata das atividades por não atender as determinações da resolução municipal nº 1/2020 que trata das medidas complementares de prevenção à covid-19.

Pela determinação da Prefeitura, os estabelecimentos abertos ao público devem controlar a lotação, manter o distanciamento de 1,5 metro das pessoas, incluindo clientes e funcionários, inclusive com a organização de filas do lado de fora do estabelecimento, se necessário, além de adotar medidas de higiene e proteção. Leia o documento aqui.

Casa de câmbio

Também na sexta-feira (24/4), a SMU determinou o fechamento de uma casa de câmbio na Rua XV de Novembro e notificou a empresa para apresentar defesa quanto à cassação do alvará de localização e funcionamento. A ação teve o apoio do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO) da Guarda Municipal.

O estabelecimento não estava seguindo a resolução nº 1/2020, mesmo após terem recebido diversas orientações em momentos anteriores, feitas pelos fiscais do Urbanismo e pelos guardas municipais. Do lado externo, havia aglomeração e descumprimento da distância mínima exigida na organização da fila.

Loja de móveis

Já uma loja de móveis no bairro Novo Mundo foi notificada pela Prefeitura nesta segunda-feira (27/4), após anunciar promoção e abrir as portas em desacordo com as medidas previstas pelo poder municipal. A empresa responsável deve apresentar defesa relativa à cassação de alvará.