No começo da noite desta terça-feira (18), a prefeita de Colombo, Beti Pavin, assinou uma Ordem de Serviço para o início das obras do Parque Linear do Palmital, que será construído no bairro Guaraituba – um dos mais populosos de toda a região metropolitana de Curitiba. O evento também contou com a presença do vice-prefeito Sergio Pinheiro e do secretário do Meio Ambiente, Evandro Busato.

Cerimônia contou com a presença da prefeita Beti Pavin

 

Segundo a prefeitura, serão disponibilizados cerca de R$ 5 milhões para o local, que contará com ciclovia, vias de pedestres para caminhada, lagoa, estacionamento, praças com mobiliários urbanos, pista de skate, quadra de vôlei e futebol, playground e passarela de ligação aos pontos do Parque.

“É uma conquista para os moradores da região do Guaraituba, Eucaliptos e Vila Guarani. Esse era um sonho antigo nosso e será possível graças à muita economia e muito trabalho. Nessa primeira etapa, conseguimos recursos para proteger cerca de 3,5 quilômetros do leito do Rio Palmital, descendo desde de a Estrada da Ribeira até a Vila Guarani”, afirmou Beti Pavin, em entrevista à Banda B.

Divulgação/Prefeitura de Colombo

Evandro Busato, secretário de Meio Ambiente de Colombo, disse que o parque cumprirá um papel social e ecológico importante para a região, já que se trata de uma Área de Preservação Permanente (APP), que será revitalizada, contribuindo para solucionar os pontos de enchentes, além de proteger o leito do Rio Palmital, que nasce no município de Colombo e deságua no Rio Iraí. “O projeto servirá  para a preservação ambiental, limpeza do rio, esgotamento sanitário, além dos quesitos paisagísticos e esportivos, fortalecendo o crescimento econômico do bairro”, analisou o secretário.

Para a moradora Inês Viana, que vive há quarenta e cinco anos no Guaraituba, o parque é a realização de um sonho. “Não temos área de lazer por aqui, então é uma conquista. Nós precisamos de um local para levar nos filhos andar de bicicleta, para fazermos nossa caminhada diária. Todos seremos beneficiados com o parque”, ressaltou.

A previsão de entrega para a obra é de um ano, de acordo com a licitação do município. A obra do Parque Linear do Palmital será realizada pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Obras e Viação.