A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou quatro cobras, na manhã desta quarta-feira (29), na Cidade Industrial de Curitiba. São três da espécie corn snake e uma píton albina de três metros.

De acordo com o delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, os policiais foram checar uma denúncia e ela foi confirmada. “Além das cobras, o portador não apresentou qualquer tipo de documentação que justificasse a posse. Então, foi dado voz de prisão ao rapaz”, disse à Banda B.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o homem foi autuado em flagrante por manter animal silvestre em cativeiro. Ele poderá pegar a pena de um ano de prisão. “Não existe hipótese alguma dessas cobras que foram apreendidas, serem legalizadas. Ainda nesta quarta-feira (29), entraremos em contato com um órgão ambiental para entregar os animais”, revelou.

Posse

O delegado Matheus Laiola reforçou um pedido à população. Se você tem interesse em ter um animal silvestre, procure os órgãos relacionados e tenha toda a documentação necessária e regularizada.

“Muitas vezes, você corre o risco de ter este animal por dez, vinte, trinta anos sem saber que a origem dela pode ser criminosa. Então se a pessoa quiser, efetivamente, um animal silvestre, que procure os órgãos ambientais primeiro. Se conscientize, para não fomentar o tráfico de animais”, concluiu.