Uma placa azul luminosa foi instalada e inaugurada em São José dos Pinhais na noite da última quarta-feira, 12. O objetivo? Incentivar boas práticas no trânsito. O equipamento foi instalado sobre a faixa de pedestres no entorno do Terminal Central, esquina das ruas Dr. Norberto de Brito e Dr. Claudino dos Santos. O local foi escolhido por ter um grande fluxo de pedestres — índice apontado por meio de um estudo realizado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (SEMUTTRAN).

(Foto: SMCS)

A primeira placa luminosa foi doada ao município pela empresa Sallus Transit Brasil como projeto piloto. Importadas da Itália, esse sistema de sinalização é utilizado em toda a Europa e a placa em questão é iluminada por lâmpadas de LED. As placas indicativas têm imagem de um homem atravessando uma faixa, e acendem as lâmpadas ao anoitecer, iluminando a extensão da faixa para pedestres no chão, tornando a travessia mais segura, uma vez que fica bem visível aos motoristas.

Segundo o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, é importante que o Poder Público utilize a tecnologia para dar mais qualidade de vida à população. ” A ideia é levar essa tecnologia para os principais cruzamentos de São José dos Pinhais, para que o nosso pedestre possa atravessar a faixa com segurança e assim poder ter a sua vida preservada. É uma maneira de devolver à população aquilo que é dela de direito: um serviço público de qualidade”, afirma Toninho.

São José dos Pinhais é o primeiro município da região sul do Brasil a ter um equipamento desses. O diretor comercial da região sul da Sallus Transit Brasil, Francisco Carlos, garante que o equipamento tem apresentado resultados positivos, ou seja, contribuindo para diminuir o número de óbitos no trânsito. Francisco também garante a durabilidade do produto. ” Essa placa tem a durabilidade de no mínimo 8 anos. A Sallus Transit Brasil oferece aos seus clientes uma garantia de no mínimo um ano e esse LED não é um LED comum, que nós possamos comprar nas melhores lojas e fábricas do Brasil, é um LED feito sob medida, um LED importado, italiano, que é fabricado especialmente para dar segurança para essa placas funcionarem no mínimo 8, 10 anos”.

Marisa Santos, moradora da Colônia Rio Grande, é uma pedestre consciente. Ela afirma que não atravesse qualquer rua que seja se não for na faixa. “Isso faz parte da nossa educação, porque o trânsito hoje é tão violento, mas, às vezes, é você que não se cuida, cara; se você tem a faixa, por que atravessar fora? A faixa é para isso, então você não tem o que fazer. Ou atravessa na faixa ou vai ser atropelado, você que escolhe”, afirma Marisa.

O secretário da Semuttran, Fabrício Tambolo, acredita no potencial do equipamento como incentivo para um trânsito mais seguro e apoio para a campanha “Pedestre Seguro”, cujo objetivo é orientar o pedestre a pedir passagem com a mão ao atravessar faixa de pedestre e agradecer depois. “Nós temos comemorado no município um número significativo de redução de óbito no trânsito. No primeiro semestre de 2019, nós temos zero óbito na faixa etária de 0 a 14 anos. É um objetivo da década a reduzir em 50% o número de óbitos no trânsito, nós estamos com 87% de redução, de janeiro a maio. Esse é o nosso intuito; trabalhar cada vez mais a campanha de educação para o pedestre, para o motorista e esse dispositivo hoje marca a nossa largada para a campanha de conscientização”.

Desde 2011, o Programa Educação Para o Trânsito é desenvolvido nas escolas municipais. Josiane Arruda, coordenadora do Programa, conta que um mapeamento realizado pela Semuttran mostrou que muitos motoristas não param nas faixas de pedestres, apenas nas travessias elevadas e, por isso, foi desenvolvido o Projeto Pedestre Seguro. “Essa ideia de implementar o projeto do Pedestre Seguro vem com uma expectativa de que os motoristas parem para os pedestres não somente nas travessias elevadas, mas também na faixa de pedestres e que os pedestre procurem esse locais mais seguros para a travessia. Estamos iniciando hoje uma campanha grande no município com esse foco realmente, e a ideia é que mude esse comportamento”.

A campanha será realizada por distribuição de flyers em pontos estratégicos do município, em entradas e saídas de escolas e também conta com a participação da comunidade para um trânsito mais seguro. A Prefeitura, por meio da Semuttran tem investido constantemente para a melhoria do trânsito com ênfase na segurança e na educação para o trânsito, essa ação, assim como as blitze tem trazido redução no índice de acidentes nos primeiros meses de 2019 comparado aos anos anteriores.


No tópico: RMC