A Prefeitura de Pinhais iniciou hoje (24) a realização de blitz sanitárias no município. A ação acontecerá em diferentes locais da cidade e tem o objetivo de abordar os munícipes para levar informação e conscientizar sobre os cuidados e a forma de prevenção ao novo coronavírus.

(Foto: SMCS)

 

A blitz sanitária é uma realização em conjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar. A iniciativa aconteceu nesta quarta-feira (24), em dois períodos: de manhã, na Av. Camillo di Lellis, e na parte da tarde, na Av. Jacob Macanhan. A blitz acontecerá nos próximos dias em outros pontos do município.

Os profissionais da saúde verificam se o motorista e os passageiros do carro estão utilizando máscaras de proteção, abordam sobre os sintomas da doença, dão orientações, além de fazer o teste de aferição de temperatura e distribuição do material informativo “Pinhais contra o Coronavírus”, que contém algumas dicas de prevenção, o site para a população acompanhar as notícias e atualizações sobre a Covid-19 no munícipio (coronavirus.pinhais.pr.gov.br) e a forma de denunciar por whatsapp (98700-1592) os estabelecimentos que não suspenderam as atividades, estando em desacordo com os decretos municipais.

Outras Ações

A prefeitura de Pinhais desde que começou a pandemia tem promovido uma série de ações educativas para tratar do tema e orientar à população.

A Guarda Municipal tem realizado blitz educativas para divulgar materiais informativos nas principais ruas da cidade abordando motoristas e pedestres. Recentemente, foi realiza a distribuição de máscaras de proteção no Terminal Metropolitano, nos horários de pico, para os passageiros do transporte coletivo.

Outra iniciativa importante é a colocação de faixas e cartazes sobre a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção (Decreto Municipal nº337/2020) em locais de grande circulação de pessoas. Além disso, em praças e quadras esportivas foram fixadas faixas orientando a comunidade a não utilizar o espaço devido ao alto risco de contaminação.