Devido ao aumento exponencial de casos de COVID-19, a Prefeitura de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, iniciou nesta semana uma testagem em massa em espaços públicos, por meio do sistema drive trhu, em que os pacientes não saem do carro, evitando aglomerações. A intenção é desafogar os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e nas Unidades de Saúde, que recebem pacientes de emergência com sintomas de coronavírus.

Testagem em massa aconteceu nesta terça-feira (Foto: Divulgação)

 

Nesta terça-feira, a equipe itinerante esteve em frente à sede da Prefeitura de Piraquara, onde aproximadamente 450 exames de swab (RT-PCR cotonete) foram realizados em pacientes com sintomas leves ou que tiveram contato com infectados. Na semana que vem, a testagem acontecerá no bairro Guarituba, na quarta-feira (9), em local a ser definido.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Piraquara, Gláucia Buss Guimarães, a ideia de fazer essa coleta itinerante se dá porque as Unidades de Saúde estão fazendo muitos atendimentos. “Por dia, são mais de 550 testes, o que sobrecarrega as equipes. Então, a gente realizou um mutirão em frente à Prefeitura de Piraquara. Os pacientes com sintomas ou que tiveram contato com casos positivos são testados. A ideia é facilitar o acesso a todos”, explicou à Banda B.

Ainda, a secretária destacou que a ideia com a testagem em massa é deixar mais pessoas em isolamento e buscar o controle da disseminação do vírus. “A gente testando mais deixa mais pessoas em isolamento, enquanto aguardam o resultado dos exames. É importante manter todos os cuidados neste momento. Essa orientação é muito importante. Se tiverem contato com pessoas positivas, devem ficar em casa”, ponderou.

Por fim, ela confirmou que os serviços de Saúde da cidade, bem como nos demais municípios metropolitanos, estão no limite. “A situação está bem complicada. Nossos serviços estão cheios, com a UPA com leitos lotados. Estamos pensando em uma retaguarda neste sentido. Além disso, os profissionais de saúde estão cada vez mais exaustos. O desafio no momento é atender os pacientes e fazer com que os servidores não adoeçam, por contato com o vírus ou até doença mental”, ponderou.

O mutirão é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Defesa Civil Municipal que fez a organização do trânsito. O local da próxima testagem, no Guarituba, ainda será divulgado.