Por Marina Sequinel e Juliano Cunha

papagaioPapagaio está na copa da árvore. Dona colocou uma gaiola perto para tentar resgatá-lo. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Uma moradora de Curitiba está desesperada para resgatar Frederico, o papagaio de estimação da família, em meio às árvores da Praça Osório, no Centro da cidade. A ave “fugiu de casa” na última segunda-feira (22), quando Cristiane Camargo saiu com ele no ombro para a varanda do apartamento onde vive, com o objetivo de pegar um sol. Ela tropeçou, caiu e, assustado, Frederico acabou voando para longe.

“Eu estou há cinco dias andando para todos os lados a procura dele. Avisaram para a minha mãe que ele foi visto na praça Osório, em cima das árvores. Ela foi até lá e começou a conversar com ele. O papagaio respondeu, chamando pela família”, contou Cristiane em entrevista à Banda B na tarde desta sexta-feira (26).

Às 6h da manhã de hoje, ela foi até a praça e encontrou o Frederico no alto de uma árvore. “Eu estou de plantão para não perdê-lo de vista. Ele está na família há 10 anos e é como um filho para mim. A gente fica preocupada porque não sabe se ele se vira sozinho para se alimentar”, completou ela.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o problema é que Frederico não é um animal de estimação legalizado. Por isso, a PM entende que ele está em seu habitat natural, o que impede qualquer ação de resgate. Caso a ave seja capturada, ela deverá ficar sob os cuidados de um órgão ambiental, até que a situação seja regularizada e a família possa levá-la para casa.