Em entrevista ao Programa em Pauta, transmitido nesta terça-feira (21) pelas redes sociais da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), o presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza, disse que o estado vem enfrentando os desafios ambientais de forma ágil e com resultados. Um dos exemplos citados por Souza é o lançamento do Programa Hidroinfo, que reúne cerca de 500 indicadores com as condições de chuva e níveis dos rios que cruzam o Paraná.

 

O presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza, em entrevista ao programa Em Pauta, da Associação das Emissoras de Radiodifusão Paraná (AERP), apresentado pela jornalista Juliana Sartori, nesta quarta-feira (23). Foto: Reprodução

 

“Temos disponibilizado cerca de 70 informações relevantes de um total de 500 monitoradas no Paraná sobre tudo que se refere às condições dos rios e águas. Nesta ferramenta, disponível no site do Instituto, a sociedade pode monitorar todo o panorama, inclusive em relação aos  incêndios ambientais”, afirmou.

Sem o enquadramento dos corpos d’água das bacias hidrográficas e sem mensuração da qualidade de águas, não há como garantir a oferta de recursos hídricos em quantidade suficiente e qualidade satisfatória para os usuários.

Na entrevista, entre outros tema, Souza também falou sobre a estiagem no Paraná, a mais dura dos últimos 50 anos, a reforma administrativa com a junção de três órgão ambientais para a criação do Instituto Água e Terra, além das queimadas no Pantanal e Amazônia, com reflexos no Paraná.

Assista a entrevista na íntegra