O Ministério Público do Paraná (MPPR) abriu procedimento administrativo para apurar a medida do Shopping Palladium, em Curitiba, que restringiu a entrada de adolescentes desacompanhados por adultos. A representação ocorreu após reportagem da Banda B mostrar que a restrição dividiu opiniões entre os frequentadores do estabelecimento, apesar de ser majoritariamente apoiada pelos lojistas.
De acordo com informações obtidas pela Banda B, o procedimento está aberto na 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Curitiba há pelo menos uma semana. O objetivo é investigar a regularidade da medida adotada pelo shopping.
O procedimento ainda é preliminar e tem objetivo de investigar eventuais irregularidades. O promotor responsável pode solicitar informações e determinar diligências no curso do procedimento.
A Banda B procurou a assessoria do Shopping Palladium, que ainda não se posicionou sobre o caso.
Restrição a adolescentes
A restrição de entrada ao shopping aconteceu no fim de semana de 11 e 12 de fevereiro. De acordo com clientes que estiveram no estabelecimento, apenas adolescentes acompanhados de pessoas com mais de 18 anos foram autorizadas a entrar. A Polícia Militar (PM) também foi chamada e auxiliou em atendimentos no entorno.
Enquanto alguns clientes apontam que a medida é válida em razão de ‘algazarras’ e furtos, outros entendem que a restrição ocorre apenas para adolescentes de classes sociais mais baixas, criando um impedimento social ao espaço.