Por Felipe Ribeiro e Maisy Pires

Fotos: Iroze Benck PicançoFotos: Iroze Benck Picanço

A crise econômica que se arrasta há alguns anos no país, aliada a recente epidemia de dengue, fez pelo menos oito lojas do comércio de rua em Paranaguá, no Litoral do Estado, fecharem as portas na última semana.  A onda de encerramentos afeta principalmente as lojas mais tradicionais e assustou vários moradores, que utilizaram as redes sociais nesta quarta-feira (2) para lamentar a situação.

De acordo com o vice-presidente de Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Anwar Hamud Hamud, a crise econômica é sim o principal fator que levou os comerciantes a fecharem as portas na região central da cidade. “Independentemente de ser uma franquia de uma grande empresa ou ser um comércio tradicional local, a crise apertou e essa foi a única solução. A dengue, de certa forma, reduziu o movimento, mas não sei se contribuiu de forma direta”, disse.

Questionado se a instalação de dois shoppings pode ter contribuído para o encerramento, Hamud disse acreditar exatamente em um impacto contrário. “Temos a expectativa de que isso agregue ao comércio de rua, traga um movimento diferente e é por isso que vamos lutar”, concluiu.

Nacional

Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no início de fevereiro mostrou o fechamento líquido de 95,4 mil lojas com vínculo empregatício em 2015. Os números representam um balanço final do ano, de acordo com os dados de dezembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. O volume corresponde a uma retração de 13,4% nos estabelecimentos comerciais que empregam ao menos um funcionário. Nem mesmo as grandes lojas do varejo foram poupadas: nos últimos 12 meses, esses estabelecimentos registraram recuo de 14,8%.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Menos de um mês após fim da temporada, crise aperta e provoca onda de lojas fechadas no Litoral

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.