Da Redação com Clima Tempo

A massa de ar polar extremamente forte que começou atingir o Brasil nesta segunda-feira, 17 de julho, fez a temperatura cair muito na Região Sul, em Mato Grosso do Sul e também no oeste e sul de Mato Grosso. Na serra gaúcha, no fim da manhã, caíram os primeiros flocos de neve.

Por volta das 10 horas da manhã, a temperatura estava abaixo de 8°C na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, no oeste e sul do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Em São José dos Ausentes, a temperatura era de apenas 1,2°C. Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, estava com 4,4°C. A temperatura caiu 20°C em 24 horas.

Neve

Conforme vinha sendo anunciado pela Climatempo nos últimos dias, várias cidades do Rio Grande do Sul já tiveram pela manhã fenômenos como neve e chuva congelada. Mas as condições para queda de neve persiste para a tarde e noite desta segunda-feira no planalto e serra do Rio Grande Sul, no planalto e serra de Santa Catarina e também tem possibilidade de nevar no sul do Paraná. o aeroporto de Caxias do Sul registrava chuva congelante e 3°C às 11h20. Isto significa a nuvem precipitou gotas de água líquida (chuva) que só congelou ao entrar em contanto com a superfície gelada.

Em Curitiba?

Neve é pouco provável, segundo apuração da Banda B há vários institutos meteorológicos, mas não pode-se descartar em 100%. Porém, as condições para chuva congelada se mantém, o que já é um fenômeno raro para Curitiba. Mas, como é previsão, tudo pode acontecer. A mínima para amanhã é de 3°C, se abaixar um pouco, e se manter a umidade, uma neve seria possível.