Da Redação

Ainda é cedo para ter certeza da mínima, mas o fato é que a primeira massa de ar polar do ano deve entrar no Paraná a partir de quinta-feira (28) da semana que vem. Com isso, o Instituto Clima Tempo, em previsão divulgada nesta sexta-feira (22), aponta que as mínimas na capital e região metropolitana podem ser de 7°C, com máxima de apenas 18°C.

frio 2Vai esfriar na região Sul do país (Foto: Divulgação EBC)

A previsão é que chova forte na quarta-feira e, após isso, a massa de ar polar mude as temperaturas no Paraná, que vive desde o início de abril um veranico de outono, com os termômetros marcando quase 30°C em Curitiba, muito acima da média histórica para o período.

A massa polar vem do Uruguai e deve entrar primeiro no Rio Grande do Sul. O instituto Met Sul, por exemplo, postou na rede social Facebook uma expectativa de temperaturas negativas no Brasil:

 No domingo, a frente passa à fria (massa de ar frio é que impulsionará seu movimento), trazendo chuva desde cedo pro Sul e o Oeste, e até o fim do dia pras demais regiões gaúchas que terão ainda sol. Esta frente fria ainda gera chuva no Rio Grande do Sul segunda e terça, mas começará a ingressar uma massa de ar polar que derrubará a temperatura e promete trazer marcas de inverno, até abaixo de zero, e formação de geada no Estado durante a próxima semana. O frio maior à noite será sentido entre quarta e sexta.

Previsão

O Instituto Tecnológico Simepar ainda não traz uma previsão sobre a temperatura na semana que vem, por trabalhar sempre com um período de apenas cinco dias. Porém, o Instituto Clima Tempo, que traz uma previsão mais longa, aponta que as mínimas em Curitiba, entre quarta e domingo, devem ficar entre 7°C e 9°C ao amanhecer.

Na região Sul do Estado, em General Carneiro, a mínima será de 4°C com previsão de geada, segundo o instituto.

Confira a previsão do Instituto Clima Tempo:

previsao(Foto: Reprodução Clima Tempo)

Notícia Relacionada:

Frio chega semana que vem, mas 2016 caminha para ser o ano mais quente da história