Redação

up volks 1UP, da Volks, teve excelentes resultados

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a lista dos carros mais econômicos de 2014. Ao todo, 36 marcas participaram da avaliação, onde a nota ia de A (mais eficiente) a E (menos eficiente). Dentre as marcas, estavam as tradicionais Volkswagem, Citroën (que está no mercado brasileiro há um bom tempo e ganhou parte do mercado com a primeira geração do C3), Fiat, Ford, Hyundai, Honda e a marca que vem ganhando o marcado com seus carros um tanto aparentemente bons, JAC, dentre outras.

O Volkswagen Up!, que chega ao mercado brasileiro no final deste mês, é uma das novidades no teste. Todas as versões testadas obtiveram nota A, a máxima no quesito “economia de combustível”. O Renault Sandero também obteve destaque.

O Renault Clio é o mais econômico, fazendo até 15,8 km/l com gasolina na estrada. A segunda colocação fica com o Toyota Prius, com 15,7 km/l. O Fiat Uno Vivace 1.0, com 15,2 km/l, ficou em terceiro, seguido do Palio Economy 1.0 (15 km/l) e o Nissan March (com a mesma marca).

Para chegar ao resultado do ranking, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro submeteu os carros a testes realizados em laboratórios. Na sequência, eles foram categorizados em seis grupos, que vão de A a E.

O resultado de todos os modelos, com seu consumo energético na cidade e na estrada, está disponível aqui.