Da Redação

Foto: AENEm Matinhos, parte do calçadão ficou destruído (Foto: AEN)

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (17), a situação de emergência nas duas cidades do Paraná atingidas por ressaca marítima: Guaratuba e Matinhos. Com a medida, as Prefeituras podem solicitar apoio do Governo Federal para ações imediatas e de reconstrução.

Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada – como a Operação Carro-Pipa Federal – e recursos para socorro e assistência, o reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MI) também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios. Dentre eles, a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

O reconhecimento acontece exatamente uma semana após o decreto do governador Beto Richa. Em Matinhos, o fenômeno conhecido como maré meteorológica, destruiu grande parte do calçadão e de ruas em quatro quilômetros da orla do município, desde o Balneário Flamingo até a Praia Grande e também na região do Pico de Matinhos. Guaratuba, Guaraqueçaba e Paranaguá também foram afetados pela ressaca. Os momentos de maior intensidade foram na madrugada e durante a tarde do sábado (29).

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Governo Federal reconhece situação de emergência em cidades atingidas por ressaca no Litoral

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.