Redação com agências*

Alternativa seria os carros elétricos

O governo britânico está estudando a possibilidade de proibir a venda de carros movidos a gasolina ou a óleo diesel a partir de 2040, segundo informou a mídia local nesta terça-feira, 25. O objetivo das autoridades é reduzir ao máximo a poluição do ar no país, razão pela qual a medida também deve ser acompanhada de novos impostos para poluidores.

“Qualidade do ar ruim é o maior risco ambiental para a saúde pública no Reino Unido, e este governo está determinado a adotar ações fortes no menor tempo possível”, afirmou um porta-voz do governo, citado pelo jornal.

O governo também alocará 255 milhões de libras esterlinas, cerca de 332 milhões de dólares, para ajudar as autoridades locais a lidar com a poluição dos veículos a diesel, como parte de um programa de 3 bilhões de libras para melhorar a qualidade do ar, combater os efeitos da poluição na estrada e apoiar iniciativas de transporte mais ecológicas.

“Os motoristas de carros a diesel não são culpados e, para ajudá-los a mudar para veículos mais limpos, o governo irá realizar consultas em um esquema de eliminação direcionado, uma das várias medidas para apoiar motoristas afetados por planos locais”, disse o funcionário britânico.

Segundo dados oficiais, a poluição atmosférica é responsável por cerca de 50 mil óbitos prematuros por ano no Reino Unido, e as conseqüências da poluição custam ao orçamento público 27,5 bilhões de libras anuais.

*com informações do Times e Sputnik