Delegacia de São José dos Pinhais. Foto: Banda B

 

Dois detentos foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira (30) dentro de celas da Delegacia de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A informação preliminar é que ambos morreram enforcados. A Polícia Civil informou, por meio de nota, que um inquérito policial será instaurado para apurar o caso.

As primeiras informações é de que uma rebelião teria começado nas celas, ocasionando a morte desses dois detentos. Mas, a policia negou que qualquer motim tivesse sido promovido na delegacia. Ambos detentos foram encontrados por policiais investigadores pela manhã.

Extraoficialmente, a morte dos detentos teria sido cometida pelos outros presos, que passaram a não aceitar as imposições de ambos – transferidos recentemente para a delegacia. Essa informação não foi confirmada pela Polícia Civil.

O Instituto Médico Legal (IML) e a Criminalística foram acionados para atender a ocorrência. A causa das mortes só serão confirmadas após os laudos periciais. Equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), bem como do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estão no local para remoção de todos os presos da carceragem para fazer a retirada dos corpos.

Ainda hoje, segundo a polícia, dez presos deverão ser removidos para o Sistema Penitenciário. No momento da situação haviam 56 presos – contando com as duas mortes.