O recolhimento de lixo eletrônico promovido mensalmente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente ganha um novo endereço a partir deste mês. Neste sábado (7/12), o Parque Cambuí, no Fazendinha, vai contar com o serviço, das 9h às 16h.

População ganha novo ponto de recolhimento de lixo eletrônico.
Foto: Levy Ferreira/SMCS

No mesmo dia e horário, continuam sendo pontos de coleta os parques Barigui, São Lourenço, Bacacheri e o jardinete em frente ao Jardim Botânico (endereços abaixo).

“A ideia é tornar ainda mais fácil o descarte correto dos equipamentos que, no meio ambiente, podem causar danos”, explica a gerente de Educação Ambiental da secretaria, Leila Maria Zem.

Nos pontos de recolhimento podem ser entregues monitores, computadores, notebooks, aparelhos de TV, fax, de telefonia fixa, celulares.

Associações do Ecocidadão (catadores e separadores de recicláveis) fazem a recepção do material e ficam responsáveis pela coleta, separação e destinação correta dos materiais.

Partes plásticas dos equipamentos são separadas e vendidas pelas associações. Já as tóxicas são encaminhadas a empresas especializadas para descontaminação.

Em 2020

Quem não conseguir fazer descarte dos seus equipamentos neste sábado, pode se programar para o ano que vem. Os cinco locais voltam a receber o serviço no dia 11 de janeiro (sábado).

“Estamos promovendo o recolhimento mensal desde o mês de outubro, além das ações pontuais que promovemos com entidades como o Sescap-PR”, explicou Leila.

Totalmente atendida

Além da coleta mensal de lixo eletrônico, Curitiba tem coleta domiciliar e de recicláveis porta-a-porta; recolhimento de lixo tóxico mensal nos terminais; e, sob demanda, para entulhos e vegetais. Existem, ainda, ecopontos destinados ao recebimento de restos de construção civil.

Serviço: Recolhimento de lixo eletroeletrônico

Data: 7/12 (sábado)
Hora: das 9h às 16h

Locais:
– Parque Barigui – estacionamento próximo ao heliponto, entrada pela BR-277
– Parque Bacacheri – acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
– Parque São Lourenço – estacionamento, acesso pela Rua José Brusamolin
– Jardim Botânico de Curitiba – Jardinete Stella S. Leprevost – Rua Dr. Jorge Meyer Filho (em frente ao velódromo)
– Parque Cambuí – ao lado do estacionamento do parque, em frente à UPA Fazendinha, Rua Carlos Klemtz, ao lado do n° 1825.