Curitiba vai enviar nesta terça-feira (29) para Santa Maria (RS), a pedido do Ministério da Saúde, uma equipe formada por cinco médicos, três enfermeiros e três fisioterapeutas para ajudar no atendimento às vítimas do incêndio na Boate Kiss, ocorrido no último sábado (26) e que matou mais de 200 pessoas e deixou várias feridas. São profissionais com especialização em tratamento de insuficiência respiratória em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e que vão reforçar a Força Nacional do SUS.
Um novo grupo de profissionais de saúde já está sendo mobilizado para partir de Curitiba no próximo sábado (02), rumo a Santa Maria. No domingo (27), o secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, conversou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e colocou à disposição do Ministério e da prefeitura de Santa Maria a estrutura que for necessária para dar suporte ao atendimento às vítimas. “Podemos enviar o que for solicitado, sejam profissionais, materiais ou equipamentos”, informou Massuda, que até dezembro do ano passado trabalhou como secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde e coordenador da Força Nacional do SUS.
O Hospital Evangélico reservou cinco leitos, caso seja necessária a transferência dos pacientes de Santa Maria para um atendimento mais especializado. O Evangélico é referência no atendimento à vítimas de queimaduras.