Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, estão entre as 5 cidades brasileiras com maior perda de participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os dados constam em relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado nesta sexta-feira (16).

Avenida Comendador Franco é principal ligação de Curitiba com São José dos Pinhais (AEN)

De acordo com o IBGE, Curitiba é responsável por 1,2% do PIB nacional e aparece em 6º na lista de cidades com maior contribuição. A contribuição da capital paranaense caiu 0,1% em comparação com a publicação anterior. O estudo aponta o comércio e a reparação de veículos como atividade de maior influência.

Já São José dos Pinhais a perda foi de 0,3%. A principal área de influência são as indústrias de transformação.

As outras três cidades com maior perda de participação são: São Paulo (9,8%), com perda de 0,5 ponto percentual; Rio de Janeiro (4,4%), com perda de 0,4 ponto percentual; Brasília (3,5%), com perda de 0,2 ponto percentual.

O analista de Contas Regionais do IBGE, Luiz Antonio de Sá, destaca alguns dos principais impactos do primeiro ano da pandemia nos resultados dos municípios.

“Os resultados de 2020 evidenciam que os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as economias municipais variaram de acordo com a importância das suas atividades de serviços, sobretudo as presenciais. Isto porque estes serviços agregam as atividades com as maiores quedas de participação no país, entre 2019 e 2020, sendo as mais afetadas pelas medidas de isolamento social e queda da demanda durante o ano”, diz.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Curitiba e São José dos Pinhais estão entre as 5 cidades com maior perda de participação no PIB

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.