A pandemia do coronavírus, aliada a um momento de facilitação da disseminação de informações, reforça a necessidade pela busca confiável de informações. Em períodos como o que estamos vivendo, o cuidado com as fake news podem prejudicar a coletividade. Com a Covid-19, as notícias falsas têm aumentado e muitos se aproveitam do isolamento para ampliar o alcance por meio do medo e de boatos sem fundamentos.

Para o delegado do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil, José Barreto, as pessoas devem usar o bom senso e tomar cuidado na hora de compartilhar qualquer informação. “É muito importante que as pessoas verifiquem a fonte. Devem pesquisar antes de compartilhar, ou seja, ir até algum site ou uma fonte com credibilidade que conheça, afim de verificar se o fato realmente procede. O objetivo é evitar a propagação destas notícias falsas”, pontuou.

Foto: Reuters/Kacper Pempel/Agência Brasil

Barreto menciona que quem divulga fake news pode ser enquadrados em crimes ou contravenções. “Existe a contravenção no artigo 41 da lei de contravenções penais que a pessoa que causa um falso alarme, tumulto ou pânico, através de informações. Como também a pessoa pode se enquadrar no crime de calúnia, que são os crimes contra a honra. O mero fato da pessoa propagar a ‘desinformação’, só compartilhar se realmente entrar neste crime. Há também o crime de charlatanismo, que é quando a pessoa divulga uma falsa cura para alguma doença. Enfim, é importante que todos tomem cuidado em momentos como este”, mencionou.

O delegado afirmou que a Nuciber está atuando minuciosamente dentro das redes sociais, para verificar estas notícias e as pessoas que estão propagando. “O Nuciber realiza trabalho manual na internet monitorando os casos de Fake News. As pessoas que estão compartilhando, por ventura, podem responder por crimes. É um momento que todos devem tomar cuidado, já que, o aumento do número de fake news é constante a cada dia”, explica.

Banda B

A equipe Banda B ressalta que este é um momento em que devemos estamos juntos. A Rádio e o Portal unem os esforços de toda equipe (jornalismo, esporte e entretenimento) em prol de uma causa: levar informação de qualidade a toda nossa comunidade através das multiplataformas. Temos ciência da responsabilidade nas informações que transmitimos diariamente, e pedimos a cada pessoa que continue acompanhando por aqui toda e qualquer novidade referente ao nosso cotidiano.