Fonte: Prefeitura de Curitiba

 Sabe-se que alugar o próprio imóvel gera um dinheiro extra para alguns proprietários, pois o aluguel é um investimento aos que possuem um imóvel que pode estar parado. Mas junto a isso surgem várias dúvidas sobre alugá-lo de forma fácil, rápida e com segurança. Para alugar seu imóvel em Curitiba, é necessário saber como agir durante o processo para que isso não leve a complicações!

Melhores bairros para alugar imóveis em Curitiba

Água Verde

Sendo uma das melhores regiões para alugar imóveis em Curitiba, o Água Verde possui diversos tipos de imóveis como: casas, sobrados, condomínios e apartamentos. Caso possua um desses imóveis para alugar, vale a pena investir na região. A mesma possui um aspecto mais residencial, mas conta com serviços e áreas de lazer devido a suas praças e shoppings. O Água Verde também é um bairro de fácil acesso ao Centro, facilitando também a ida para outras regiões da cidade tanto de carro quanto de transporte coletivo.

Santa Felicidade

Santa Felicidade é um bairro típico para quem prefere viver em casas, mas não deixa a segurança de um condomínio fechado de lado. Conhecido pela gastronomia italiana e comércios de frios e vinhos, a região é muito mais que um bairro turístico dentro da cidade de Curitiba. Com diversas opções de imóveis de alto padrão, é ideal para quem procura a tranquilidade de morar em um bairro distante da região central sem perder as facilidades que um comércio de serviços possui. E mais, se precisar se deslocar para outros bairros, é só pegar a popular Avenida Manoel Ribas tanto de ônibus como de carro.

Ecoville

A região é ótima para aqueles que prefere um bairro tranquilo, mas não abrem mão da movimentação comercial e áreas de lazer. O Ecoville possui grande gama de apartamento para alugar em Curitiba, fica próximo ao ParkShopping Barigui, Parque Barigui  e fica próximo ao Bigorrilho. Portanto, a região também é ótima para quem pretende morar perto do trabalho e procura fácil acesso ao centro da capital. A região é ótima na locação de imóveis, vale muito a pena investir.

Acima foram citados alguns dos melhores bairros para determinados tipos de imóveis, caso seu imóvel se localize em uma dessas regiões saiba que será um investimento ótimo tanto para você proprietário, como para os futuros inquilinos. Optando por essas regiões, segurança e qualidade de vida são referenciais.

Alugar pela imobiliária ou de maneira particular?

Recorrer a uma imobiliária é sempre o mais recomendável sob qualquer tipo de situação envolvendo um imóvel, pois a imobiliária fica responsável de cuidar de toda a parte burocrática como adquirir os inquilinos, cuidar de toda a documentação necessária, o recebimento e reajustes dos valores do aluguel, entre outros feitos. Ao optar por deixar esses processos sob a responsabilidade de uma imobiliária a sua única preocupação será receber os valores repassados por ela e atender seu inquilino caso solicitado. Caso opte por alugar o seu imóvel por conta própria, atente-se pois você será o responsável por todo o processo de locação, bem como, buscar o histórico da reputação do futuro inquilino, elaborar contratos, entre outros fatores necessários para que seu imóvel possa ser habitado.

Invista em divulgação

Primeiramente você precisa entender o que fazer antes de dar o pontapé inicial ao processo de aluguel da sua propriedade, ou seja, pensar em uma forma de divulgação para atrair interessados. Anunciar o seu bem é indispensável para atingir um grande número de clientes, é por isto que uma das recomendações do setor imobiliário é procurar um profissional do ramo para fazer a divulgação do seu imóvel. Aliás, uma imobiliária auxilia, pois possui conhecimento na região onde você vai alugar o seu imóvel. Desse jeito, você poderá alugar o seu imóvel de forma ágil, tranquila e na segurança de estar nas mãos de quem entende , pois a imobiliária responsável sempre garante os melhores resultados em venda e locação.

Condições do imóvel

Sabendo que as condições do imóvel é algo essencial para o inquilino, é indispensável dar uma boa impressão, tanto em relação as fotos de divulgação quanto nas visitas dos interessados. As fotos são úteis para fazer um boa divulgação do seu imóvel, lembre-se sempre de  mostrar a parte interna com a iluminação natural para obter uma boa qualidade. Também importante frisar que algumas imobiliárias oferecem o serviço fotográfico para divulgação, assim destaca os cômodos que fazem do seu imóvel a opção certa para o cliente. Dessa maneira, o interessado terá as mesmas características nas fotos e pessoalmente, o que também dará confiança a ele. Vale ressaltar, que a primeira impressão é a que fica, por isso, essa impressão deve ser impecável para que o cliente não fique em dúvida.

Proteção e manutenção do imóvel

 A manutenção é um fator importante para manter o imóvel no melhor estado para alugá-lo, seja feita pela imobiliária responsável ou pelo próprio proprietário. Assim, não só os inquilinos vão evitar dores de cabeça, mas também o imóvel sempre estará apto para ser alugado. Existem imobiliárias em Curitiba que trabalham na proteção do seu bem, possuem políticas que garantem a pintura, a limpeza e reformas ao final do contrato do seu imóvel alugado. Assim, você poderá ficar tranquilo e não se envolver diretamente com as manutenções do imóvel.

Fixação do preço do seu imóvel

O valor a ser cobrado no aluguel do imóvel é sempre uma dor de cabeça para os proprietários. Perguntas como “Quanto deveria cobrar?” ou “Como saber o preço certo do aluguel deste imóvel?”.  Esta é a dúvida de quase todos os proprietários que vendem e alugam seus imóveis por conta própria. A recomendação é pesquisar e comparar os preços entre o seu imóvel e outro que possui as mesma características, pois o preço do aluguel em Curitiba varia de região para região.   Segundo profissionais da área, o recomendável para definir o preço que deve cobrar no seu imóvel é contratar uma imobiliária de confiança para que o valor do seu imóvel seja compatível com o padrão desse setor e com os outros imóveis ofertados na região. Uma boa avaliação permitirá que o seu imóvel seja alugado de forma rápida e segura.

A escolha do inquilino ideal para o seu imóvel

É recomendável pesquisar o perfil do interessado em alugar o seu imóvel. Isto auxilia a encontrar um indivíduo confiável e também a confiar o seu imóvel ao tipo adequado de inquilino. Por exemplo, se você está mais interessado em alugar o seu imóvel para estudantes da UFPR e PUCPR, o seu anúncio de frisar que o seu público são eles. Além disso, é importante pensar nos detalhes do imóvel que combinem mais com este tipo de público. Esses detalhes auxiliarão e farão com que os futuros inquilinos se sintam confortáveis e à vontade.

Requisitos para alugar o seu imóvel

 Essa dúvida é a mais comum quando você pretende alugar o seu imóvel. Mas não há motivos para se preocupar, há muitas formas para realizar contratos que garantam o valor e as condições estabelecidas. Há contratos físicos e tradicionais até contratos digitais, sem intermediários. O mais importante é a responsabilidade de pagamento, fazer uma análise de crédito para o futuro inquilino e garantir o repasse do aluguel durante os meses definidos no contrato.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como alugar seu imóvel em Curitiba sem complicações!