A Prefeitura de Fazenda Rio Grande apresentou nesta tarde de quarta-feira (15) ao Comitê Municipal de Crise, através de videoconferência, os novos regramentos de distanciamento social adotados através do novo decreto metropolitano, formulado pela Assomec – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que passa a vigorar a partir desta quinta-feira, 16 de julho até o dia 01 de agosto, em Fazenda Rio Grande e nas demais cidades.

(Foto: Divulgação)

 

A reunião presidida pelo Prefeito Marcio Wozniack contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, incluído os poderes executivo e legislativo, Policia Militar e Corpo de bombeiros, Associação Comercial e representantes de igrejas. Neste encontro o Prefeito Marcio Wozniack, que também é presidente da Assomec, relatou aos participantes a preocupação dos prefeitos na construção deste novo documento.

“Tivemos praticamente uma semana inteira de trabalho, realizando diversas vídeo-reuniões com os demais prefeitos das cidades que compõem a RMC, também com representantes do Governo do Estado e com o Ministério Público Estadual para que encontrássemos um modelo único de regramento para aplicarmos na região, permitindo a retomada das atividades econômicas mas garantindo sobretudo, proteção a vida, com controle e redução nos números de contágio. Diferente da edição anterior, tivemos nessa rodada de trabalho a participação fundamental da prefeitura de Curitiba, que naturalmente atrai pessoas de todas as cidades de seu entorno em busca de lazer e serviços, e concluímos os trabalhos nesta manhã” relatou.

O prefeito Marcio também comentou que esse novo momento não significa uma volta à normalidade, mas sim uma retomada gradativa das atividades e que esse cenário pode ser progressivo, mas para isso é fundamental a participação da sociedade na prevenção. “Não bastam que existam as regras, elas precisam ser seguidas para terem resultados e essa briga é de todos nós e será com união e cada um fazendo sua parte, que juntos vamos derrotar esse inimigo chamado coronavírus”, disse.

Entre as principais decisões do novo Decreto válido por mais 15 dias estão as retomadas de atividades que estavam proibidas pelo Decreto Estadual, como a permissão de missas e cultos religiosos com assembleias presenciais de segunda a sexta-feira respeitando a capacidade de 30% dos espaços, a volta do funcionamento do comércio em geral de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; a volta do funcionamento de shopping centers das 12 às 20h, a realização das feiras livres, de segunda a sábado, a retomada das atividades das academias de segunda a sábado, com obediências às regras sanitárias.

Quanto as atividades que permanecem vedadas pelo período do decreto, além da manutenção das restrições de funcionamento para clubes, salões de festas e tabacarias, também ficou mantida em toda a região metropolitana a suspensão das atividades dos super e hipermercados aos domingos e a comercialização de bebida alcóolica diariamente entre as 22h às 06h do dia seguinte. Ainda sobre os segmentos que estão recebendo autorização para retomarem as atividades estão os bares e estabelecimentos congêneres, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. As distribuidoras de bebidas também estão permitidas a funcionarem no mesmo horário dos supermercados, de segunda a sábado.

O novo decreto você pode encontrar no site da prefeitura de Fazenda Rio Grande, através do link: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_61_0_1_15072020171204.pdf