A cidade Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, é ranqueada pelo Anda Brasil, na esfera nacional, como a segunda a atrair mais caminhantes durante o ano. Anualmente, são quatro caminhadas no município e o calendário para 2020 acaba de ser divulgado: 16 de fevereiro (Espigão das Antas – Faxinais), 15 de março (Quatro Pinheiros), Mãe da Mata (5 de julho) e 23 de agosto (Colônia Retiro – Camomila).

Mandirituba é destaque quando se fala em Caminhadas da Natureza (Fotos: Divulgação)

 

As paisagens de Mandirituba são imperdíveis, destacando as belas quedas de água e os campos de camomila. As caminhadas também promovem e valorizam os produtores da agricultura familiar, que oferecem seus produtos no dia do evento em suas barraquinhas da Feira Manduri, que já acontece todas as sextas-feiras na Praça Bom Jesus, no Centro da cidade.

Mel é destaque nas Feiras Manduris

 

O secretário de Indústria e Comércio de Mandirituba, Alex de Paula, destacou quanto o evento movimenta a cidade metropolitana. “Vem em uma crescente este esporte e Mandirituba, com todo o suporte que é dado, tem tido um aumento no número de caminhantes. Foram mais de 5 mil pessoas que vieram aqui em 2019, fomentando a economia da cidade, porque estas pessoas consomem aqui, conhecem o município e o divulgam a outras pessoas”, salientou.

Na caminhada de Espigão das Antas o contato com os animais é destaque

 

Alex de Paula comenta sobre a primeira edição da caminhada, marcada para 16 de fevereiro no Espigão das Antas. “A primeira é agora no próximo dia 16 de fevereiro. Nesta localidade temos os faxinais, locais em comum em que são criados os animais, sem cerca. Há o convívio deste animais e o contato direto das pessoas com eles”, descreveu.

Antes e depois da caminhada, haverá a opção de refeições pagas. Um café reforçado e um almoço com pratos típico da região. No caso do Espigão das Antas, o porco no tacho já é tradição.

Confira calendário completo:

(Foto: Divulgação)

Secretaria de Indústria e Comércio

O secretário ainda falou de outros projetos para 2020 na cidade, especialmente na chegada de novas indústrias a cidade. “Algumas já estão em fase de instalação, como uma empresa de pré-moldados que deve começar a construir em breve, gerando emprego já no fim de fevereiro. Ainda, estamos buscando fortalecer o comércio local, ouvindo o comerciante e capacitando os trabalhadores”, concluiu o secretário de Indústria e Comércio.