Com cada detalhe pensado para garantir acolhimento e proteção integral a crianças e adolescentes provisoriamente afastados do convívio familiar, a Prefeitura de Piraquara inaugurou, nesta quarta-feira (30), o novo Abrigo Institucional Elvira Lorusso do Nascimento O espaço vai atender os menores que passam por algum risco muito grave, recebendo atendimento especial nas áreas de saúde, educação e lazer.

 

A secretária de Assistência Social de Piraquara, Rebekka Rinklin Alves, destaca que o espaço foi pensando em todos os detalhes para um atendimento mais digno as crianças e adolescentes. “Para nós é uma grande alegria oferecer este espaço diferenciado a nossos atendidos. Foi pensando neles, na particularidade de cada idade e tudo mais. Uma casa é para crianças e a outra para adolescentes, recebendo 20 atendidos em cada uma delas”, descreveu.

O novo imóvel é próprio do município, exclusivamente para essa finalidade, atendendo as Orientações Técnicas do Serviço de Acolhimento Institucional.

O novo abrigo garante a individualidade no atendimento e é dividido em espaços Infantil e Adolescente. Com aspecto semelhante ao de uma residência, oferece ambiente acolhedor e as melhores condições institucionais para o atendimento. Conta com berçário, nove quartos, banheiros adaptados, lactário, refeitório, cozinha industrial, lavanderia, parquinho, sala de TV, elevador, sala de estudos, sala multiuso, sala de descanso para educadores e sala de acolhimento familiar.

Segundo a secretária Rebekka, é importante destacar que, além da estrutura física, a de pessoal se faz fundamental. “Contamos com uma equipe 24 horas e dedicada. É uma equipe que dá todo o atendimento a família também, buscando o retorno dele para o convívio familiar quando possível”, descreveu.

O prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, ressaltou o trabalho de todos os envolvidos para a viabilização do Abrigo e a sensibilidade da Administração no planejamento do espaço. “Piraquara é uma nova cidade, onde hoje o Poder Público Municipal entrega um espaço diferenciado, pensado e construído com todo o cuidado para atender crianças e adolescentes que necessitam de um local adequado durante um momento delicado de suas vidas”, destacou.

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

O acolhimento institucional de crianças e adolescentes é uma medida de proteção especial de alta complexidade, de caráter provisório e excepcional, utilizável como forma de transição para posterior colocação de crianças e adolescentes em famílias extensa, substitutas ou reinserção familiar.