Redação

A Prefeitura de Guaratuba lançou o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS, que oferece o pagamento de débitos com o município com descontos de até 90% dos juros e multas para pagamento à vista, parcelado em até 36 meses com descontos de juros de 70% a 10% ou, ainda, em 48 parcelas sem desconto.

O REFIS vale para pagamento de débitos tributários (IPTU, ISS, etc) e não tributários (multas, etc) vencidos até o dia 31 de dezembro de 2016. O prefeito Roberto Justus, explica a importância do programa. “Sabemos que o período de crise atinge o bolso de todos os trabalhadores e afeita diretamente o recolhimentos de tributos. Não deixamos de pagar as contas de casa e algumas vezes protelamos os impostos e muitas acabam deixando pra depois os impostos. O Refis vem para ajudar na regularização, principalmente do IPTU. E as vantagens são muitas para quem participar do programa com descontos e parcelamentos”, afirmou o prefeito.

O contribuinte tem até o dia 29 de setembro para aderir ao plano, dirigindo-se até a Agência do Contribuinte que fica na praça central, ao lado da igreja Matriz ou aderindo ao programa de forma online. “Não precisa vir até Guaratuba. Pode ir direto no site – www.guaratuba.pr.gov.br – entrar na janela do refis, preencher o formulário e imprimir a guia para pagamento à vista ou com a primeira parcela”, diz Justus.

Segundo dados da agência, 30% dos contribuintes possuem endereço de Guaratuba, 45 % de Curitiba e 25% de outras cidades.

A inadimplência atual é de aproximadamente 40%. Este ano, nos primeiros 5 dias do funcionamento do REFIS, já foram arrecadados R$ 154 mil a mais que o mesmo período do ano passado.

O valor mínimo da parcela é de R$50,00, o que permite que mais contribuintes possam quitar seus débitos. “Isso atinge uma população que não conseguiria pagar parcelas de 100 ou 200 reais. Fica bem acessível e atinge todas as parcelas da população”, completa Justus.

Planos disponíveis
Descontos em juros e multas:
À vista – 90%
Em até 06 parcelas – 70%
De 07 a 12 parcelas – 50%
De 13 a 24 parcelas – 30%
De 25 a 36 parcelas – 10%
De 37 a 48 parcelas – sem desconto