A cidade de Agudos do Sul, região metropolitana de Curitiba, teve chuva congelada na tarde desta sexta-feira (21). O fenômeno foi registrado e gravado pelos funcionários da prefeitura da cidade. Era por volta das 15h40 quando a precipitação invernal aconteceu, durante cerca de cinco minutos.

 

A assessora de comunicação da prefeitura, Isabele Guerreiro, confirmou a chuva congelada. “Durou uns cinco minutos e foi bem legal, porque é raro acontecer aqui. Pessoal todo saiu para ver na rua, porque é uma novidade na cidade”, disse Isabele, que gravou um vídeo e encaminhou à Banda B.

Neve

A Somar Meteorologia confirmou a ocorrência de neve com chuva congelada no Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul, região metropolitana de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (21). Entretanto, por estar em um local afastado do centro da cidade, poucas pessoas viram o fenômeno. O dia de hoje é marcado pelo frio em todo o estado do Paraná e a capital Curitiba teve uma das manhãs mais frias do século, com a média de temperatura entre 3°C e 4°C apenas.

Frio histórico

A tarde desta sexta-feira foi a mais fria da história de Curitiba desde 1997, quando o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) iniciou as medições das temperaturas. Para fins de comparação, a temperatura mais alta na tarde do dia 23 de julho de 2013, dia que nevou em Curitiba, foi registrada às 15h46min e marcava 5,6°C, mais quente do que hoje. “Agora a tarde, a gente tem uma lenta variação de temperatura. Por volta das 15 horas, a temperatura marcava perto de 5°C”, disse Ana Beatriz Porto, meteorologista do Simepar, à Banda B.