Ao ser questionado sobre irregularidades nas compras de vacina, investigadas pela CPI da covid-19, o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que nenhum centavo foi gasto nas denúncias citadas e ainda questionou o valor de venda da Coronavac pelo Instituto Butantan. Em entrevista exclusiva à Banda B, Bolsonaro afirmou que o Sinovac, laboratório chinês que produz a vacina, ofereceu, nos últimos dias, o preço da dose pela metade do preço.

Presidente Bolsonaro e a jornalista Denise Mello

“Chegou documentação de que a empresa que fabrica a Coronavac nos ofereceu ela agora U$ 5 dólares. Queiroga conversou comigo e encaminhamos isso à Controladoria Geral da União (CGU), onde levamos também ao Ministério da Justiça e Tribunal de Contas da União (TCU) para ser investigado. Por que vender pela metade do preço agora?”

O presidente questionou o valor de R$ 10 dólares por dose adquiridas junto ao Instituto Butantan.

“O Butantan foi oficializado para explicar. Por que a matriz nos oferece a U$ 5 se o Butantan nos revende a 10? Pode ser que não acha nada de errado nisso, mas o Butantan nunca nos mostrou o custo final das vacinas. Ao que tudo indica, é algo assustador”

Bolsonaro não confirmou se vai haver a compra da Coronavac diretamente pela Sinovac, já que questiona a eficácia do imunizante.

“Acabei de falar que a Coronavac não deu certo no Chile. Nos postos de saúde de São Paulo, o pessoal pergunta qual vacina tem, e as pessoas não querem a Coronavac. Não adianta a gente comprar se o pessoal não quer usar”

Eficácia

Apesar da fala do presidente, a Coronavac tem mostrado eficácia após aplicação em massa, como na cidade de Serrana, interior de São Paulo. Até mesmo no Chile, citado pelo presidente, um estudo da Universidade Católica aponta que 98% dos vacinados não desenvolveram covid-19 sintomática e que a eficácia contra mortes chegou a 100%.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Bolsonaro diz à Banda B que recebeu oferta da Coronavac pela metade do preço e questiona Butantan

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.