Na tarde desta quinta-feira (14/02), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), implantou o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU) na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A partir de agora o sistema atenderá as áreas do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) e do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), ambos pertencentes ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM).

O sistema permite ao usuário registrar, de qualquer lugar que tenha acesso à internet, o envolvimento em algum acidente de trânsito sem vítimas. O site para este serviço é www.bateu.pr.gov.br. Além da inclusão de fotos, o usuário pode declarar livremente sobre o acidente, bem como imprimir quantas vias forem necessárias do boletim.

“A eficiência que o sistema traz é muito grande e desta forma acabará com as filas, pois as pessoas não precisarão mais ir ao quartel e, assim, não irão assoberbar as unidades, já que todo o processo poderá ser feito pela internet. Isso vale para os acidentes de trânsito sem vítimas; se houver vítimas, uma equipe policial deve ser acionada”, explica o Comandante-Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

“Este sistema unificado vem ao encontro da ansiedade da comunidade que quer maior agilidade e uma eficácia das entidades públicas. É uma satisfação participar desta implantação e com certeza os resultados serão positivos”, afirma o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim.

Segundo o Comandante-Geral, o sistema possui uma segurança em relação aos registros, e caso uma pessoa tente fazer um boletim falso ela será descoberta e cometerá o crime de falsidade ideológica, que pode levar de um a cinco anos de prisão. “Tecnicamente para um falsário ou criminoso agir desta forma não é viável, pois o próprio sistema já tem como fazer uma verificação no momento de impressão do documento. Qualquer tentativa de fraude será rapidamente constatada”, explica.

BATEU – O projeto foi iniciado do Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu) foi iniciado em 2011, e, após alguns ajustes, foi lançado em março de 2012. O sistema oferece a impressão dos documentos via internet, sem que o usuário precise se dirigir ao batalhão.

A criação do boletim online contou também com o auxílio da Celepar (Companhia de Informática do Paraná) e da Diretoria de Tecnologia e Qualidade da Polícia Militar. O sistema possui um banco de dados consistente para que fornecesse estatísticas claras de acidentes de trânsito em todo o estado.

Exatos 13.500 boletins já foram feitos através da internet de março ao final de dezembro de 2012, este número, segundo o Comandante Geral, representa 43,5% do total registrado em Curitiba desde março, quando o sistema foi implantado na capital paranaense. “Estes registros já renderam R$ 377.148,48 em arrecadação aos cofres públicos paranaenses”, exaltou o coronel Roberson.

Tais dados demonstram o bom funcionamento do Boletim Eletrônico. “Desde a implantação do BATEU em Curitiba, não houve problemas e tivemos 100% de sucesso. Esperamos que na RMC, assim como em Maringá, o sucesso do sistema seja tão grande quanto na capital. Nos testes realizados antes do lançamento, também não tivemos nenhum erro”, garante.

PRESENÇA – O evento de implantação, que teve início às 14h30, foi realizado no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), em São José dos Pinhais, na Rodovia BR 376, Km 14, no bairro Costeira. Estiveram presentes o Comandante-Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, o Comandante do 6º CRPM e Coordenador Operacional da PM, coronel Péricles de Matos, o Comandante do 17º BPM, tenente-coronel Edson Hartmann de Oliveira e o Comandante do 22º BPM, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro, além de oficiais e praças da corporação.

Também participaram da solenidade o Prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, o Diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Samarone Bueno, o Presidente da Câmara Municipal de Araucária, Pedro Gilmar Nogueira, o Secretário Municipal de Segurança Pública de Araucária, capitão José Joval Conceição e do Presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Marcio Wosniack.

Na implantação também compareceram o Diretor da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, Lázaro Vendite, o Vice-Prefeito de Balsa Nova, Marcos Duraus, o Vice-Presidente da Câmara de Araucária, Vanderlei Francisco de Oliveira, o Diretor da Guarda Municipal de Pinhais, o coronel da reserva remunerada Irineu Ozires Cunha, a delegada da 3ª Delegacia de Polícia de Campo Largo, Gisele Mara Durigan, o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da CELEPAR, Danilo Scalet, além dos oficiais e praças da corporação e convidados.