A Secretaria de Estado da Educação vai oferecer atividades em tempo integral para estudantes de escolas próximas às Unidades Paraná Seguro (UPS), para dar opção de atividades aos jovens, evitando que se envolvam com a criminalidade. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Educação e vice-governador Flávio Arns, nesta quinta-feira (14/01), quando teve início o ano letivo 2013 da rede estadual de ensino.

Arns recepcionou os estudantes do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, o maior da rede estadual, que é formada por 2.100 colégios e 1,3 milhão de alunos. O secretário destacou que a volta às aulas foi tranquila devido ao planejamento antecipado de distribuição de aulas, e a contratação de funcionários para suprir as vagas existentes.

Para a implantação de mais horas de atividades para os alunos das escolas dentro das UPSs e as instaladas em seu entorno, incluindo algumas municipais, a Secretaria da Educação está trabalhando em parceria com a da Segurança Pública e outros órgãos. O Governo do Estado instalou, no ano passado, 10 UPSs em Curitiba, uma em Cascavel e outra em Londrina. Só na capital, estima-se que 12 mil estudantes sejam atendidos por semana.

“A medida beneficia milhares de famílias que terão a escola ocupando quase que integralmente a vida dos seus filhos e filhas, ajudando a combater o uso de drogas e a violência. Essas escolas são prioridade para este ano”, afirmou Arns. As UPS consistem na instalação de uma base de policiamento comunitário e aumento da presença policial em áreas com maiores índices de crimes.

INTEGRAL – A Secretaria de Estado da Educação já ultrapassou a meta inicial estipulada de implantar educação integral em 500 estabelecimentos da rede estadual de educação básica. Neste ano letivo, o Paraná tem 530 escolas com jornada semanal igual ou superior a 35 horas semanais, beneficiando quase 40 mil alunos.

Em 29 escolas, os estudantes terão grade curricular de 45 aulas semanais, o que significa que os alunos terão nove aulas diárias (sete horas e meia de atividade) e ainda o tempo para alimentação. Outros 501 estabelecimentos vão ofertar 35 horas semanais de atividades, que representam três horas diárias a mais para atividades complementares no contraturno escolar.

RECEPÇÃO – Nas boas-vindas aos alunos, Arns foi recebido pela diretora do Colégio Estadual do Paraná, Laureci Scmithz Rauth, passou em algumas salas de aulas, falou com professores, funcionários e alunos. “O trabalho conjunto, o diálogo, valorização profissional e investimentos em obras e equipamentos, mas acima de tudo, o respeito, vão garantir um ano de muita qualidade na educação dos nossos alunos”, destacou Arns. Ele adiantou que o edital de concurso público para a contratação de mais 13.771 professores e pedagogos será lançado na próxima segunda-feira (18).

SEGURANÇA – As brigadas escolares, implantadas pela Secretaria em parceira com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil há cerca de um ano e meio, permanecem neste ano. O programa leva mais segurança e prevenção para dentro das escolas.

Arns informou que serão formados quatro mil brigadistas até dezembro e as escolas terão dois exercícios de evacuação de prédio. No ano passado, foram formados quase dois mil brigadistas, responsáveis por implantar o Plano de Abandono, que deve ser aplicado em casos de incêndio, explosão ou outros riscos à comunidade escolar.

Além do treinamento, que continuará ao longo de cada ano letivo, as escolas receberão equipamentos novos e modernos como extintores, sinalização e luz de emergência. A Secretaria está licitando R$ 4 milhões em equipamentos que serão instalados em todas as escolas da rede no primeiro semestre.