A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, por meio do parecer médicos do Comitê de Crise e do CEPAME- Câmara Técnica de Padronização de Medicamentos, estabeleceu já no mês de maio um protocolo municipal para a oferta de medicação para pacientes com Covid-19. Este mês de julho a ivermectina para uso no tratamento também foi incorporados à cesta municipal .

(Foto: Divulgação)

 

A nota orientativa escrita para os médicos esclarece que o uso ainda é experimental e sem comprovação científica. Então, além medicação convencional, o médico que examinar o paciente com Covid-19, mediante avaliação individual de cada caso, poderá prescrever além da cloroquina, que entrou para o protocolo em maio, a ivermectina, desde que haja anuência do paciente em utilizar a medicação.

A Secretaria de Saúde segue a orientação do Ministério da Saúde, sendo assim o uso pode ser descontinuado a qualquer momento, dependendo de novas evidências científicas.

Os pacientes de serviços privados poderão retirar os medicamentos prescritos pelos médicos desde que comprovadamente para tratamento, ou seja apresentem a receita em duas vias e a cópia da notificação epidemiológica preenchida pelo estabelecimento que foi atendido. Os locais para retirada são a Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa e as Farmácias Básicas Municipais durante o dia e a noite na UPA Afonso Pena.

Atendimentos

O paciente que tiver suspeita de estar com Covid-19, pode ligar no telefone com a linha especial para atendimento a pacientes com suspeita de coronavírus ou ainda se dirigir até a Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa. A unidade conta com equipe especializada e treinada para atendimento a essa e outras síndromes respiratórias. Orienta-se que o paciente esteja usando máscaras e só vá acompanhado se necessitar para evitar a exposição desnecessária de outras pessoas no local.

SERVIÇO

O telefone de atendimento é número (41) 3381-6388, que atualmente funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas. Já o Whatsapp é 24h pelo (41) 98508-0364.

A nova Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa está localizada na Avenida Rui Barbosa, número 10471, com funcionamento todos os dias da semana, 24 horas.