Durante a maior pandemia dos últimos tempos, a estrutura da saúde pública em Colombo tem garantido o atendimento necessário para a população. Resultado direto dos investimentos realizados nos últimos anos que somam mais de R$13 milhões.

(Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura reestruturou a saúde pública municipal construindo 7 novas Unidades de Saúde, sendo uma em andamento, além de criar o novo Ambulatório de Especialidades Médicas no Osasco, o AMMES.

Ao priorizar a Atenção Primária em Saúde, porta de entrada no SUS (Sistema Único de Saúde), a administração disponibilizou serviços importantes e aumentou o cuidado com o bem-estar dos colombenses em todas as fases da vida.

Hoje, o município conta com 25 UBS, uma Unidade de Saúde da Mulher e 7 Farmácias Municipais. As ampliações e reformas da UPA Alto Maracanã e dos diversos equipamentos públicos de saúde, garantem bem-estar, conforto e segurança aos pacientes e agilizam o acesso do cidadão a todo esse atendimento. Além destas conquistas, em breve, Colombo vai ganhar uma das maiores Unidades de Saúde da região metropolitana: a UBS do Guaraituba.

Na área de assistência social, Colombo também apresenta avanços consideráveis com as ações e obras da Prefeitura e um investimento de R$3 milhões.

Crianças e adolescentes vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e a população de rua contam com acolhimento garantido em um espaço adequado e protegido.

Essa grande rede assistencial é formada por 22 Centros de Convivência capazes de atender de 800 a 1.200 idosos por mês, 9 Pró-Criandos que acolhem 800 crianças e adolescentes /mês, 7 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o Centro POP (Centro de Referência Especializado para o atendimento da população em situação de rua).

Além disso, a criação de uma equipe de abordagem social permite acolhimento e pernoites para pessoas em situação de rua e mulheres vítimas de violência doméstica. A Prefeitura anuncia também que, em breve, o Restaurante Popular será inaugurado, ampliando ainda mais essa rede de apoio social.