Imagem1
Foto: Allison Saeng/Unsplash 

Mudar de celular é uma experiência pela qual inevitavelmente vamos passar, mas as coisas ficam mais fáceis quando temos acesso ao aparelho antigo e podemos transferir dados entre os dois dispositivos.

“Obsolescência programada” é um termo criado para se referir ao fenômeno de objetos eletrônicos criados com o objetivo proposital de que deixem de funcionar após um período específico de tempo. Embora todas as empresas neguem essa atitude, é fato que os smartphones estão “durando” menos.

Seja por defasagem do sistema operacional (o qual para de receber atualizações), desgaste da bateria ou outro fator, o brasileiro troca de smartphones em média a cada 3 anos. Não é à toa que atualmente temos mais celulares do que pessoas no país, levando em conta a frequência com que os descartamos.

Independentemente da existência (ou não) da obsolescência programada, uma coisa é certa: ao trocar de aparelhos, é indispensável conhecer ferramentas que tornem o processo mais conveniente, ágil e seguro. Parte de nossas vidas está salva nos dispositivos, de modo que a tarefa requer muito cuidado.

Antes, durante ou após a troca de celulares, há recursos para ajudá-lo. Nós separamos uma lista com 8 deles, incluindo um sobre o qual vamos falar em mais detalhes posteriormente, o Wondershare MobileTrans. Se você vai trocar de celular e está procurando recomendações, o texto abaixo será útil!

8 ferramentas úteis ao fazer a troca de smartphones

Pensando em tudo o que falamos durante a introdução, nós elaboramos uma lista com 8 recursos úteis ao fazer a troca de smartphone. Falamos de serviços de armazenamento em nuvem, programas para transferir dados, análise de bateria e outras funções indispensáveis. Alguma dela será útil a você!

1 – Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem. Funciona da seguinte forma: o usuário envia um determinado dado (sejam mídias ou documentos) para a plataforma e então pode acessá-lo de qualquer dispositivo, através do navegador ou de apps e programas exclusivos dedicados.

Uma das razões pelas quais o Google Drive é indicado para quem vai mudar de celular é o fato de que ele atualiza automaticamente os arquivos na nuvem, não importa qual seja o dispositivo por onde o acesse. Isso funciona tanto para dados deletados quanto para os novos documentos salvos na nuvem.

2 – Wondershare MobileTrans

Assim como o Google Drive, o Wondershare MobileTrans é uma ferramenta que pode ser instalada no computador e auxilia na troca de celulares. Basta que o usuário conecte os dispositivos à máquina onde o software foi instalado e selecione o recurso na janela do serviço. E essa não é sua única função.

Além da transferência de dados entre dois celulares, o Wondershare MobileTrans também é capaz de transferir mensagens e mídias do WhatsApp (e sua versão Business), recuperar dados deletados, fazer backup, converter arquivos no formato HEIC, gerenciar contatos e importar e exportar dados num PC.

A transferência de dados entre dispositivos pode ser feita de Android para Android, de iPhone para iPhone, de Android para iPhone ou de iPhone para Android, sem problemas de compatibilidade. Todas as principais marcas de celulares e modelos de dispositivos são aceitos pelo programa para essa tarefa.

O Wondershare MobileTrans é um programa pago sob um sistema de assinatura, mas há a chance de testar seus recursos gratuitamente. O serviço é indicado tanto para quem já tem experiência com a transferência de dados entre celulares quanto para quem está trocando de aparelho pela primeira vez.

Imagem2

3 – AccuBattery

Boa parte dos indivíduos que trocam de smartphones não vão de um aparelho antigo para um novo: muitas vezes o “novo” dispositivo também já é usado. Especialmente no caso de quem possui iPhones, os preços salgados podem pedir a compra de um celular de segunda mão, o que não é um problema.

Nesses casos, porém, vale a pena conhecer e utilizar ferramentas que analisem a bateria do celular que está comprando, considerando a importância desse elemento para a vida útil dos smartphones. O AccuBattery é um exemplo recomendado, disponível na loja de aplicativos do Google, para Android.

4 – Migrar para iOS

A tarefa de migrar Android para iOS não é tão comum no Brasil: de cada 5 dispositivos no país, 4 deles utilizam o sistema operacional Android, com apenas 1 sendo iPhone. Isso, porém, não significa que a tarefa não seja realizada e que não seja interessante conhecer ferramentas que cumpram o propósito.

O app “migrar para iOS”, disponível para os celulares com o sistema operacional Android, ajuda exatamente nisso: na transferência de informações de um dispositivo do robozinho verde para outro com o O.S. da maçã. Vale dizer que essa é a única alternativa aqui, já que ele não faz o caminho inverso.

5 – Samsung Smart Switch

No item acima nós citamos um aplicativo que transfere informações de Android para iOS, de modo que vale a pena falarmos de um que realiza o serviço entre dois dispositivos Android. O app Samsung Smart Switch cumpre esse propósito, embora tenha uma limitação: ele é exclusivo de modelos Galaxy.

Ou seja: se o seu smartphone não é um Galaxy, o mais interessante é procurar uma alternativa, como o Wondershare MobileTrans mencionado alguns tópicos atrás. Em todos os casos, para os usuários que utilizam essa linha de aparelhos populares, o Samsung Smart Switch é uma ferramenta pra lá de útil.

Imagem3

6 – Google Fotos

O que não faltam são alternativas para armazenamento de dados em nuvem, mas algumas vezes vale a pena conhecer ferramentas específicas a um tipo de mídia. Esse é o caso do Google Fotos, aplicativo exclusivo para mídias, como fotos e vídeos, e o qual pode ser instalado em qualquer aparelho celular.

Apesar de ter concorrência no iCloud (sobre o qual vamos falar logo abaixo), o Google Fotos funciona perfeitamente em iPhones. Por conta disso, ele é uma excelente alternativa para quem está trocando de dispositivos, independentemente do sistema operacional, já que a compatibilidade do app é ampla.

7 – iCloud

No primeiro item dessa lista nós mencionamos o Google Drive, um serviço de armazenamento em nuvem para dispositivos com todos os sistemas operacionais. O iCloud cumpre um papel similar, mas com a sua utilização é restrita aos celulares da Apple. Curiosamente, esse é um ponto forte do serviço.

As configurações exclusivas de iPhones possibilitadas pelo iCloud garantem uma experiência dedicada e que considera usos próprios. Além disso, há o fato de que o iCloud existe de três formas: como app nos celulares, como software a ser instalado em PC (Mac ou Windows) e como site para navegadores.

8 – WhatsApp e WhatsApp Business

Para finalizar, vale a pena mencionarmos dois dos apps mais importantes de um smartphone: o “zap”, nas versões tradicional e Business. Transferir backup WhatsApp Business Android para iPhone é possível com ferramentas como o Wondershare MobileTrans, o que aponta sinergia entre os recursos.

Enquanto o WhatsApp tradicional serve para uso indiscriminado, entre o pessoal e o profissional, a versão Business é voltada aos negócios, com funções específicas para empresas. Em todos os casos, a troca de celulares pede que tenha acesso a um mensageiro instantâneo, dentre os quais o “zap” reina.

Imagem4

Como utilizar o Wondershare MobileTrans?

Agora que falamos sobre algumas das melhores ferramentas para quem vai trocar de celular, vale a pena ensinar como você pode fazer isso usando o Wondershare MobileTrans. De imediato, basta acessar o site oficial do programa e fazer o download e a instalação do software no seu computador.

Ao abrir o serviço pela primeira vez, você verá uma série de ferramentas, divididas de acordo com sua função. A que procuramos, para a transferência de dados entre celulares, está sob a aba “transferência de celular”. Em seguida, você encontrará a opção “celular para celular”, a qual executa o que precisa.

É necessário que tanto o celular antigo quanto o novo estejam conectados ao computador, mas não faz diferença em qual entrada da máquina eles estejam. É só a partir dessa conexão que você poderá fazer tanto a transferência de dados quanto o backup e restauração de dados do WhatsApp apagados.

Na janela seguinte, você deverá selecionar quais tipos de arquivo deseja transferir entre os celulares. Feito isso, clique no botão para iniciar o processo e aguarde. Quanto mais dados você tiver (ou quanto maiores forem os documentos), mais tempo levará, mas não feche a janela antes do fim, tudo bem?

É interessante mencionar também que todos os recursos do Wondershare MobileTrans podem ser usados em conjunto, de modo que você pode restaurar dados do WhatsApp e em seguida transferi-los para um novo dispositivo. A flexibilidade dos recursos é um dos grandes trunfos desse programa.

Aliado a tudo o que foi falado até aqui, é interessante que, antes de dar o primeiro passo na troca de celulares, você anote informações úteis do smartphone antigo, como senha de desbloqueio da tela ou e-mail da conta criada na plataforma específica do sistema operacional. Isso será muito útil no futuro.

Com o auxílio do Wondershare MobileTrans e outros serviços similares, o processo de troca de um celular por outro fica mais fácil e garante a proteção dos seus dados. Nem todos têm o privilégio de fazer a mudança com ambos os dispositivos em mãos, então você deve tirar o maior proveito possível.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Vai mudar de celular? 8 ferramentas úteis que te ajudam nessa missão!

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.