A tontura é um sintoma muito prevalente no idoso. Nas pessoas acima dos 65 anos, esse é o segundo sintoma mais frequente, e para quem tem mais 75 anos a tontura é o sintoma mais prevalente. As quedas são as consequências mais comuns da tontura no idoso: um a cada três idosos sofrem quedas, que ocorrem, principalmente, dentro do ambiente domiciliar. Sabe-se ainda que um a cada 20 pacientes que caíram em função da tontura sofrem fraturas em decorrência das quedas.

idosos
Divulgação

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a importância do equilíbrio no idoso para evitar quedas, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) promove, na próxima quarta-feira (24), a Semana da Tontura, na filial INC no Shopping Pátio Batel. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

“Tontura é um sintoma de algum problema que deve ser investigado pelo médico. Pode ter causas labirínticas, tais como a doença dos ‘cristais do labirinto’ (Vertigem Posicional Paroxística Benigna), que não é tratada com medicação, mas com manobras de reposicionamento realizadas no consultório médico”, explica a otorrinolaringologista do Hospital INC, Patricia Maria Sens, organizadora do evento, que ainda contará com a participação das fisioterapeutas Soraya Zacharias e Priscila Fernandes.

Outras doenças que podem estar relacionadas às tonturas são as cardiológicas e neurológicas.

“O uso de muitos medicamentos, comum nos idosos, também podem ser associados à geração de tontura como efeito colateral. A própria inatividade e sedentarismo também são fatores de risco muito comuns que podem favorecer os quadros de tontura crônica”, informa.

A otorrinolaringologista reforça que a tontura é um sintoma que deve ser investigado pelo médico.

“Jamais se deve tomar um remédio prescrito por um parente ou um amigo, ou até mesmo um farmacêutico ‘de confiança’, como às vezes escuto no consultório. O tratamento adequado vai depender do diagnóstico da causa da tontura”, alerta.

SERVIÇO:

Semana da Tontura
Data: quarta-feira, 24 de abril de 2024
Hora: às 11h
Local: INC Pátio Batel (Pátio Batel, piso S1)
Participação: gratuita

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Tontura é o segundo sintoma mais frequente em idosos; médica dá dicas para resolver problema

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.