Com a chegada do Carnaval – uma das mais tradicionais festas brasileiras e que combina no Brasil altas temperaturas e diversão – os foliões ficam em dúvida  sobre o que beber enquanto se divertem. 

Foto: Reprodução

O ideal é optar por bebidas mais leves e refrescantes, como as cervejas, os espumantes e os drinks.  A sommeliere e coordenadora dos cursos de formação de Sommelier e Beer Sommelier do Centro Europeu, Edinéia Biassi,  preparou algumas dicas para a escolha de diferentes tipos e bebidas que podem ser consumidas no carnaval e que ajudam a amenizar o calor. “Lembrando que cada paladar é único e as suas preferências pessoais devem ser levadas em conta na hora da escolha”, enfatiza.  

Carnaval combina com cerveja artesanal

“Sim, além de combinar na rima, combina também com a alegria dessa festa”, brinca Edinéia. A sommelier explica que para os amantes de cervejas artesanais, uma ótima dica é apostar no estilo Pilsen, uma das cervejas mais consumidas no verão, mundialmente conhecida no mercado por ser versátil, leve, refrescante e descontraída. 

Para aqueles que desejam variar um pouco o estilo, ela indica uma Pale Ale, cerveja um pouco mais encorpada que a Pilsen, possuindo toques florais e cítricos, altamente refrescante e perfeita para o carnaval.  

Já quem preferir as cervejas escuras, como o estilo Porter, uma cerveja de baixo a médio corpo com aromas tostados, a dica é experimentar uma Porter com frutas vermelhas “pois a acidez da fruta fica sensacional com o tostado da Porter”, complementa. 

Se você busca estilos de vida mais saudáveis, mas não abre mão de uma cerveja e nem de uma dieta mais rigorosa, a dica é apostar nas cervejas “Low Carb”, que possuem uma quantidade reduzida de carboidratos e calorias. 

“A ‘low carb’ é uma tendência que vem apresentando forte crescimento ano a ano, assim como as versões sem álcool, sem glúten e as light, também chamadas de cervejas funcionais, ambas estão ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo”, ressalta Edinéia. 

Vinho no carnaval?

 Segundo a mitologia grega, Dionísio, o deus Baco, foi o responsável pela propagação dessa celebração profana, o carnaval.  Ele era o deus do teatro, das festas, das videiras e do vinho. Com a chegada da primavera, eram realizadas festas em homenagem ao seu renascimento. As celebrações ao Deus Baco, também chamadas de bacanais, eram sempre regadas a muito vinho. 

Por isso, os amantes de vinho não precisam deixar a bebida de lado. Edinéia cita que os vinhos são ótimas opções de bebidas para curtir o carnaval, independente se você for festejar na rua, na praia, nas montanhas ou até mesmo em casa. 

Ela também fala que os espumantes são tradicionais e estão presentes em grandes eventos e celebrações, combinando muito bem com os momentos de euforia. Possuem grande versatilidade gastronômica, podem ser saboreadas sozinhas, apenas para brindar a folia ou harmonizadas nas entradas de uma refeição.  

Já para os amantes das borbulhas e do carnaval, a dica da especialista é apostar nos espumantes secos, classificados como brut. Este tipo de espumante possui como principal característica o frescor. São leves, versáteis e com acidez vibrante. Devem ser consumidos gelados, entre 6 a 8 graus, excelentes para os dias quentes.  

Para quem prefere os espumantes adocicados, a dica é apostar no estilo Demi Sec. “Esse tipo de espumante tem mais açúcar que o brut, mas não é nem seco e nem muito doce, por isso agrada muito pela sua sutileza nos aromas e sabores”, diz. 

Quem se atrai por vinhos brancos, a sugestão é experimentar os que tenham muito frescor, com bom nível de acidez e frutados, como os vinhos elaborados com a uva branca Sauvignon Blanc

Se você busca praticidade e não abre mão do vinho, então o ideal é apostar nos vinhos em lata. Devido a sua praticidade, são perfeitos para as festividades. Esses vinhos são jovens, frescos e leves. Foram desenvolvidos para serem consumidos diretamente da lata ou em uma taça.

Além disso, a especialista explica que “independente de qual bebida você escolher para curtir a folia, é importante se manter hidratado, entre uma taça e outra, não esqueça da água”. 

Receita de Clericot

Para os apreciadores dos drinks, a sommelier preparou uma receita para refrescar sua folia de carnaval com um toque de sofisticação com um Clericot. Confira!

Ingredientes

  • 1 garrafa (750 ml) de vinho branco Chardonnay ou Espumante Brut 
  • Frutas como laranja, maçã, pera, ½ abacaxi, uvas, morangos. As frutas devem ser cortadas em fatias finas ou picadas em cubos 
  • Açúcar (sugestão 2 colheres de sopa) 
  • Água com gás (ou soda limonada) a gosto
  • 1 dose de destilado ou licor (sugestão: vermute, Cognac, licor de laranja ou cereja)
  • Gelo em cubos

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma jarra de vidro, com exceção do gelo e do açúcar. 
  2. Mexa bem
  3. Mantenha na geladeira por duas horas para refrigerar e para misturar os sabores 
  4. Retire da geladeira e prove. Se sentir que fata doçura, adicione no máximo 2 colheres de açúcar.
  5. Adicione o gelo e sirva.

Para saber mais sobre os cursos de Sommelier e Beer Sommelier basta acessar o site.