Em meio a uma onda de calor sem precedentes, que atinge, sobretudo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, um fenômeno climático chamou a atenção dos moradores do Rio de Janeiro na noite de terça-feira (14), quando a sensação térmica na cidade chegou a quase 60°C: chuvas fortes acompanhadas por queda de granizo.

Saiba por que chove granizo após dias muito quentes
Granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical chamadas de cumulonimbus. Foto: Getty Images

A zona oeste da capital e a Baixada Fluminense foram os locais mais atingidos pelas tempestades, segundo o Centro de Operações do Rio.

Nas redes sociais, usuários demonstraram surpresa, e a hashtag “granizo” chegou a parar nos trending topics no X (antigo Twitter).

Mas como ocorre esse fenômeno climático?

Ao contrário do que muitos pensam, “é normal uma tempestade vir com granizo e ventos fortes depois de um dia muito quente, devido à formação de uma nuvem chamada cumulonimbus”, explica Carine Gama, meteorologista da Climatempo.

O granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical – as cumulonimbus, citadas pela especialista.

Essas nuvens são conhecidas pelos meteorologistas como “nuvens frias”, pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero grau, permitindo, portanto, a formação do granizo.

Para ler a matéria completa da BBC News Brasil, clique aqui

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Saiba por que chove granizo após dias muito quentes

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.