Em meio a uma onda de calor sem precedentes, que atinge, sobretudo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, um fenômeno climático chamou a atenção dos moradores do Rio de Janeiro na noite de terça-feira (14), quando a sensação térmica na cidade chegou a quase 60°C: chuvas fortes acompanhadas por queda de granizo.

A zona oeste da capital e a Baixada Fluminense foram os locais mais atingidos pelas tempestades, segundo o Centro de Operações do Rio.
Nas redes sociais, usuários demonstraram surpresa, e a hashtag “granizo” chegou a parar nos trending topics no X (antigo Twitter).
Mas como ocorre esse fenômeno climático?
Ao contrário do que muitos pensam, “é normal uma tempestade vir com granizo e ventos fortes depois de um dia muito quente, devido à formação de uma nuvem chamada cumulonimbus”, explica Carine Gama, meteorologista da Climatempo.
O granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical – as cumulonimbus, citadas pela especialista.
Essas nuvens são conhecidas pelos meteorologistas como “nuvens frias”, pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero grau, permitindo, portanto, a formação do granizo.
Para ler a matéria completa da BBC News Brasil, clique aqui
Comunicar erro
Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Saiba por que chove granizo após dias muito quentes
OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.