O ator americano Robert de Niro, de 79 anos, revelou que seu sétimo filho acabou de nascer. Durante uma entrevista para um canal de TV do Canadá, ele corrigiu um comentário feito por um dos participantes do programa, que o questionou sobre como era ser pai de seis filhos.

Robert de Niro virou pai aos 79 anos: paternidade tardia traz riscos?
De Niro virou pai após os 70 anos. Foto: Instagram

“Na verdade, são sete… Eu acabei de ter um bebê”, disse.

O ator, cujos outros seis filhos vieram de três relacionamentos diferentes, não revelou a identidade da mulher que teve o sétimo. Mas até quando homens podem ter filhos? E será que a paternidade tardia representa algum tipo de risco à saúde da criança?

O que dizem os estudos

Homens que decidem virar pais depois dos 35 anos correm um risco maior de ter filhos prematuros ou com autismo, revelam as pesquisas.

Além disso, a cada ano que passa, os espermatozoides sofrem baixas significativas na quantidade e na qualidade — o que pode dificultar as tentativas de gerar um descendente.

Essas informações são particularmente importantes num cenário em que os planos de ter um bebê são postergados para cada vez mais tarde, por causa dos projetos profissionais e educacionais.

E isso ocorre num contexto em que apenas os riscos da maternidade tardia são bem mais conhecidos entre a população. De forma geral, as mulheres sabem da dificuldade aumentada da gestação após os 35 ou os 40 anos.

Do lado paterno (e pouco conhecido) dessa história, a boa notícia é que existem recomendações, exames e tratamentos que permitem acompanhar cada caso e diminuem os riscos ao bebê, como você confere a seguir.

Para ler a matéria completa da BBC News Brasil, clique aqui