Recentemente na Austrália, uma jovem de 22 anos ter colocado um implante contraceptivo hormonal no braço e a haste flexível migrar para o coração. Esse incidente, até onde se sabe, é o primeiro do tipo no mundo. Apesar de casos isolados como esse existem muitos métodos contraceptivos disponíveis no mercado que oferecem segurança de forma prática e simples.

De acordo com a mais recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67,8% das mulheres brasileiras entre 15 e 49 anos usam regularmente algum tipo de método contraceptivo.

pills-1354782_1920
Escolha de anticoncepcional não deve ser baseada em opiniões de conhecidos. Foto: Pixabay

Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher, os três métodos mais comuns são: pílula anticoncepcional (22,1%) – que continua sendo a primeira escolha para muitas mulheres; esterilização feminina (21,8%) – que é a opção para mulheres que, após terem filhos, optam pela laqueadura — ou ligadura tubária; e preservativo masculino (12,9%) – a popular camisinha é usada por pouco menos de 13% dos casais.

Em entrevista à Banda B, Natália Piovani Banzato, ginecologista e professora da da Universidade Positivo (UP), destacou que a escolha de um anticoncepcional não deve ser baseada apenas nas experiências de outras pessoas.

“Não é o que a sua vizinha está usando, não é o que a sua prima está usando e não é o que a sua amiga indicou. Para nós, médicos, antes de prescrever um anticoncepcional, é preciso entender a história familiar dessa paciente”

O objetivo, segundo a médica, é saber se a paciente tem ou teve algum problema de saúde, como trombose, pressão alta, diabetes, se faz atividade física e sua rotina. Pensando nisso, é importante reconhecer que os anticoncepcionais podem apresentar efeitos colaterais.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Métodos contraceptivos: como escolher a melhor opção

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.