Pessoas físicas podem destinar uma parte do Imposto de Renda (IR) devido a entidades filantrópicas e descontar do valor do montante que seria pago à Receita Federal. Os recursos vindos dessas doações são fundamentais para instituições como o Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, que é 100% SUS e depende da distribuição do IR para compensar o déficit causado pela concentração dos atendimentos de grande parte dos traumas na capital e região metropolitana.

hospital-cajuru-curitiba-foto-lucas-sarzi
Foto: Lucas Sarzi/Banda B.

Contribuintes que optam pelo modelo completo de declaração do IR têm a opção de deduzir do total devido e ainda contribuir para instituições culturais, esportivas e sociais. Para isso, basta preencher a seção “Doações Diretamente na Declaração” e direcionar o valor de sua escolha.

É possível contribuir com até 3% no ato da declaração ou até 6% diretamente a um Fundo, declarando posteriormente no Imposto de Renda. Além disso, o contribuinte que tenha feito doações em 2023, pode ter o percentual somado ao valor doado em 2024, até alcançar o limite. Já o contribuinte que tiver direito à restituição, o valor doado será somado a essa quantia e corrigido pela Taxa Selic.

Regulamentadas por leis federais, estaduais e municipais, as doações de IR têm grande potencial de arrecadação. Deve declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90 em 2023.

A destinação desses recursos permite que o contribuinte cumpra suas obrigações com o governo federal, ao mesmo tempo em que contribui para a manutenção dos serviços excepcionais prestados por instituições filantrópicas. Isso assegura a continuidade da assistência social e apoia a formação de profissionais, além de fomentar o investimento em pesquisa e tecnologia.

A destinação de parte do Imposto de Renda é um método eficaz e sem custos para os cidadãos de apoiar causas importantes. Para mais informações sobre como ajudar o Hospital Universitário Cajuru, acesse o site oficial do hospital ou faça contato por telefone.

Serviço:

Site: https://hospitalcajuru.org.br/doe-agora/imposto-de-renda

Telefone: (41) 9 9685-9405

Email: [email protected]

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Fazer o bem, sem olhar a quem! Hospital Cajuru pede doações vindas de Imposto de Renda devido; saiba como ajudar

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.