Sempre que chega o mês de novembro, o bancário Paulo (nome fictício), de 27 anos, avisa sua psicóloga que vai precisar de mais sessões de terapia e que pode ter de acioná-la fora do horário de consulta.

'Estou ansioso o mês inteiro com a Black Friday': como avalanche de ofertas afeta viciados em compras
Em 2023, a versão brasileira da Black Friday ocorre no dia 24 de novembro. Foto: Getty Images

O motivo? A Black Friday e a ansiedade que a avalanche de ofertas causa nele. A data foi importada dos Estados Unidos para o Brasil em 2010 e é sempre realizada na sexta-feira após o feriado americano do Dia de Ação de Graças.

Em 2023, a versão brasileira ocorre no dia 24 de novembro. Mas as promoções começam a se multiplicar nas lojas vários dias ou mesmo semanas antes.

Para um comprador compulsivo em tratamento como Paulo, isso deixa seu vício ainda mais aflorado. “Fico ansioso o mês inteiro”, diz.

“As lojas mandam ofertas e abordam (os clientes) de todas as formas. Até silenciei as notificações de novos e-mails no celular. Só vou ao shopping acompanhado de alguém que sabe desse meu problema e pode me dar uma freada.”

Ele conta que fazer compras, necessárias ou não, causa nele uma satisfação e sensação de bem-estar. Depois, vem a culpa por ter feito isso, o que o leva a comprar mais, para voltar a se sentir bem, em um ciclo difícil de interromper.

Para ler a matéria completa da BBC News Brasil, clique aqui

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

‘Estou ansioso o mês inteiro com a Black Friday’: como avalanche de ofertas afeta viciados em compras

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.