Empresas dos mais variados ramos e tamanhos tem a missão de manter seu site disponível aos usuários. Os recursos para efetivar essa ação são a cloud computing e a hospedagem em nuvem.

De maneira geral, esse recurso usa servidores em nuvem para hospedar sites de maneira confiável e flexível. 

Imagem1
Imagem de KOBU Agency no Unsplash

Anteriormente, todo o conteúdo dos sites ficava alojado em um único servidor. A hospedagem em nuvem trouxe um novo cenário, onde os sites são hospedados em servidores virtuais espalhados pela nuvem.

A principal vantagem é que, se um servidor cair, outros serão acionados para que o site não fique indisponível. Além disso, é fácil escalonar a página e ajustar parâmetros conforme necessidade.  

Tanto a cloud computing como a hospedagem cloud devem ser considerados na criação de qualquer site. Por isso, entenda como esses recursos estão transformando os sites corporativos.

O que é a cloud computing e a hospedagem cloud?

A cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que permite acesso remoto aos recursos armazenados diretamente na internet. Ela é ofertada em três modalidades principais: 

SaaS: aplicações de software baseadas em nuvem com acesso por usuário e senha diretamente na internet;
PaaS: infraestrutura em nuvem para instalar soluções ou aplicativos para uso do consumidor;
IaaS: infraestrutura como serviço para armazenamento, processamento e comunicação em rede.

Quando os arquivos estão salvos na nuvem, qualquer tipo de dispositivo que esteja conectado à internet pode acessá-los. Obviamente, informações ou dados confidenciais ficam disponíveis apenas para usuários autorizados. 

Além da acessibilidade, esse recurso é estável, possui total segurança para proteger os dados e tem o melhor custo-benefício. Não é à toa que as empresas estão buscando a hospedagem cloud para o armazenamento de seu site.

Se a empresa depende do site corporativo, como um ecommerce, por exemplo, a hospedagem cloud é fundamental para a continuidade dos negócios.

Esse recurso usa servidores virtuais, ou na nuvem, para hospedar os sites, oportunizando melhor desempenho com o uso de recursos de múltiplos servidores.

De maneira sucinta, a tecnologia divide um servidor físico em diversos servidores cloud. Esses, por sua vez, se conectam para criar uma rede única responsável por hospedar o site. 

Assim, caso um servidor cloud falhe, os outros suprem essa falta, mantendo a página sempre online.

A tecnologia em nuvem transformando os sites corporativos

Imagem2
Imagem de Freepik no Freepik

O uso de recursos e hospedagem em nuvem faz com que os sites corporativos tenham impactos positivos em relação a performance, desempenho e experiência dos usuários.

Um servidor cloud é um recurso totalmente adaptável e moldado às necessidades particulares de cada negócio. Assim, tanto cloud computing quanto a hospedagem cloud permitem que os sites corporativos tenham:

flexibilidade e escalabilidade: o uso de hospedagem cloud garante o crescimento do site conforme as necessidades do negócio, sem perda de qualidade ou grandes investimentos em infraestrutura física. A empresa pode ampliar seus serviços ou atividades atualizando o site corporativo com poucos cliques;
alta disponibilidade: a nuvem garante acesso contínuo a todos os recursos do site, facilitando a implementação global dos negócios;
segurança aprimorada: como faz uso de alta tecnologia e conta com serviços especializados em segurança cibernética, a hospedagem cloud protege dados e reduz as falhas de segurança, proporcionando segurança e confiabilidade;
balanceamento do tráfego: a hospedagem em nuvem é capaz de distribuir o aumento de tráfego entre os servidores da nuvem mantendo o desempenho do site. Essa estratégia é extremamente útil para e-commerce em datas específicas, como grandes promoções ou datas comemorativas;
agilidade e inovação acelerada: oportunizando acesso facilitado à várias tecnologias é possível testar e implementar novas soluções ou atualizações aos sites corporativos;
monitoramento: pelos registros de dados e informações, os serviços, acessos e atividades podem ser mensurados para que melhorias sejam implementadas ou oportunidades sejam identificadas.

Em poucas palavras, a tecnologia em nuvem permite que os sites corporativos façam muito mais em menos tempo. Além de aprimorar a experiência do usuário com a disponibilização de um site rápido, responsivo e acessível a qualquer dispositivo.

Como escolher o servidor para a hospedagem em nuvem?

Imagem3
Imagem de Freepik no Freepik 

Não é nenhuma novidade que todos os sites são adequados para usar o cloud computing e a hospedagem em nuvem. 

Porém, para empresas que não funcionam sem suas páginas web, como lojas virtuais e sites corporativos, por exemplo, a hospedagem web é um diferencial competitivo.

Escolher o serviço de hospedagem precisa levar em consideração, principalmente, o seu custo-benefício. Primeiramente avalie as necessidades da sua empresa e o orçamento disponível.

Faça pesquisas de mercado para verificar os recursos do provedor escolhido, e se ele possui boa reputação e é confiável.

Se possível, use os períodos de testes ou avaliações gratuitas para avaliar se essa é a solução que atenderá às suas expectativas e demandas. Com essa estratégia você testa a qualidade dos serviços antes de efetivar a contratação.

Como modelo de hospedagem, as nuvens podem ser públicas, privadas ou híbridas. A primeira possui menor custo, ideal para pequenos negócios ou startups que estão iniciando suas operações.

Já as nuvens privadas garantem maior controle e segurança de dados. Esse recurso oferece requisitos específicos de privacidade e compliance. Além disso, é mais fácil conseguir suporte em caso de necessidade.

A opção híbrida é uma mescla entre as duas nuvens supracitadas. São ótimas para empresas que possuem necessidades complexas, juntando o melhor dos modelos de nuvem público e privado.

Adotar a hospedagem cloud transforma os sites corporativos. Afinal, os custos são reduzidos e a agilidade, escalabilidade e segurança são potencialmente aumentadas.

O ponto-chave de qualquer site corporativo é a comunicação entre consumidor e empresa. Quando hospedados em nuvem melhoram a experiência do cliente em todos os aspectos. 

Além de tecnológico, esse é o caminho para que o negócio se mantenha competitivo, eficiente e útil. Dê adeus aos sites lentos e instáveis, hospede seu site corporativo na nuvem.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Cloud computing e hospedagem: como a nuvem está transformando sites corporativos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.