A grande maioria dos brasileiros sente algum tipo de dificuldade para dormir, seja por conta da insônia ou qualquer outro tipo de distúrbio do sono. Esse inclusive pode ser um dos motivos para o sentimento de cansaço excessivo durante o dia. Só que os problemas para dormir não são os únicos culpados.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que mais de 70% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio relacionado ao sono. Ademais,. um levantamento feito pela YouGov mostrou que uma a cada oito pessoas se sente cansada o tempo todo, enquanto um em cada quatro entrevistados relata estar cansado a maior parte do tempo.
Mas por que isso acontece? Como algumas pessoas ficam cansadas o tempo todo?
De acordo com o fisiologista e professor dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Universidade Positivo Dr. Ricardo Cunha, a programação do sono nos diz que é preciso ter pelo menos uma ‘higiene do sono’ cerca de 30 minutos antes de se deitar.
“Sair ao ar livre logo nos primeiros instantes após acordar também pode contribuir para uma série de condições hormonais, com a produção de dopamina e serotonina no cérebro, aumentando a disposição para o resto do dia”, explica
Café = choque no corpo
Ricardo destaca que o hábito de beber uma xícara de café imediatamente após acordar é um fator para a sensação de cansaço ao longo do dia. Segundo ele, ao acordar é preciso diminuir a atuação de alguns hormônios aos poucos.
Segundo o especialista, o café causa um choque muito grande ao ser ingerido imediatamente após acordar, o que gera um desequilíbrio ao organismo.
“Outra questão que interfere no cansaço durante o dia é a brusca queda de temperatura que o corpo sofre no despertar. O corpo precisa manter a temperatura de homeostase por volta de 37 graus, e, ao acordar, a pessoa se expõe a uma temperatura diferente da que estava”, alerta.
O estresse fisiológico causado pela mudança de temperatura no corpo é o que faz com que muitas pessoas tenham dificuldade no ato de acordar.