O dia mais doce do ano chega no próximo domingo (17), e a procura por ovos de páscoa e chocolate só aumenta. Aliada a tendência que vieram para ficar como os chocolates com menos calorias, chocolates sem açúcar e veganos, por exemplo, outras opções chegaram ao mercado neste ano.

Três tendências de chocolates para a Páscoa de 2022
Foto: Divulgação

Para ajudar na escolha do chocolate certo dentre tantas opções, o chef Alisson Jory Patisserie, professor do curso de Pâtisserie do Centro Europeu e especialista em chocolateria, separou as três principais tendências para a Páscoa em 2022. 

Confira:

Ovos de colher com desenho Flork

Essa é uma opção mais animada para quem gosta da combinação chocolate e humor. “Os ovos de colher já vem ganhando espaço há alguns anos, e agora a novidade está na cobertura com o desenho do personagem Flork, junto com frases de humor e memes. Essa tendência se popularizou com os Bentô Cake (bolo de marmita), e agora chegou aos ovos de páscoa”, diz Alisson. A tendência do ovo de colher é que seja cada vez mais clean, sem muitos confeitos, mais sofisticados e com recheios menos enjoativos.

Chocolates com formatos diferentes  e Ovos Gourmet

Sabores considerados exóticos têm ganhado o gosto nacional, inclusive frutas e nozes bem brasileiras — como macadâmia, castanha-do-pará, coco, cupuaçu, entre outros — são bastante utilizadas. As embalagens também mudaram. Alguns ovos chegam ao mercado embrulhados  em tecidos florais ao invés de papel, tornando o produto mais original e diferenciado.

“Essa é uma tendência já presente nos anos anteriores, mas que tem ficado muito forte na páscoa de 2022. São ovos em formatos de barra, com desenhos e formatos diferentes, mas que ainda remetem aos ovos. Alguns ficam em pé, já outros podem ser colocados em caminhas”, explica Jory. 

Zero lactose e pouco açúcar

Ovos, barras e bombons com pouco açúcar na composição têm ganhado destaque nesta Páscoa. Alisson explica que as pessoas estão adotando um estilo de vida mais saudável, preferindo opções que se encaixem em uma dieta mais restritiva. “Chocolates sem açúcar, com baixo teor de gordura, e maior concentração de cacau, como os chocolates amargos, fazem parte dessa nova tendência. Chocolates sem lactose também têm sido procurados por aqueles com restrição alimentar”, finaliza o especialista do Centro Europeu. 

Ovos com bebida alcoólica

Ovos de chocolate com um toque de amarula ou mesmo licores de frutas tendem a ser bem procurados. Essa mistura de sabores dá um ar refinado ao ovo e faz dele o produto ideal a ser comercializado.

Mercado exige preparo – Com o objetivo de preparar os profissionais da confeitaria para empreender, o Centro Europeu – uma das mais renomadas escolas de gastronomia do Brasil – oferece cursos com professores altamente capacitados e atuantes no mercado de trabalho nas áreas de Pâtisserie e Cake Design. Ao todo, mais de 3.400 alunos foram formados ao longo de 22 anos de atuação da escola. Atualmente são oferecidos cursos no formato presencial e online.

“O curso de pâtisserie contempla um módulo específico da chocolateria, abordando os fundamentos, técnicas e práticas, como temperagem, flocagem e cristalização, chocolates de corte, preparo de trufas, decorações sobre mármore, moldagem, entre outros. Ao todo, são aproximadamente 30 horas de fundamentação e prática exclusivas para o aprendizado na área de chocolates, capacitando o profissional para a gerar receita e empreender no seu próprio negócio”, afirma o diretor acadêmico e supervisor dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, Rogério Gobbi.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Confira três tendências de chocolate para a Páscoa 2022

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.