Por Pedro Melo 

Paraná e Jacuipense voltarão a se enfrentar no próximo dia 15. (Monique Vilela/Banda B)Paraná e Jacuipense voltarão a se enfrentar no próximo dia 15. (Monique Vilela/Banda B)

Finalmente o Paraná venceu na estreia da Copa do Brasil. Depois de cinco anos consecutivos com empates, o time paranista ganhou a primeira partida na competição nacional por 1 a 0 contra a Jacuipense, gol do jovem atacante Yan Philippe, e agora tem vantagem do empate no confronto de volta.

Agora, o Tricolor volta toda a atenção para o Campeonato Paranaense e no próximo sábado (04), às 18h30, disputa a partida de ida das quartas de final contra o Operário, no estádio Couto Pereira. Já o Jacuipense tem apenas a competição nacional no primeiro semestre, então, apenas treinará até a partida do dia 15 de abril, às 19h30, em local ainda não definido já que a Vila Capanema está sem condições.

Primeiro tempo sem emoções em Riachão do Jacuípe

Pensando na longa viagem que o time enfrentou, o técnico Luciano Gusso poupou o volante Marcos Paulo e o meia Lúcio Flávio, que ficaram em Curitiba, e os jovens Marcos Serrato e Lucas Sotero ganharam uma oportunidade entre os titulares. A primeira boa chance da partida foi justamente com Lucas Sotero que tentou encobrir o goleiro, mas a bola passou rente à trave.

Aproveitando a empolgação da torcida pela reinauguração do estádio, a Jacuipense tentava criar as oportunidades no contra-ataque, porém, errava por muito na hora da finalização. Apesar de ter mais posse de bola, o Tricolor também foi pouco criativo e não assustou o goleiro Márcio Greyck.

Yan Philippe garante a vitória e dá vantagem ao Tricolor

Depois de um primeiro sem grandes emoções, a segunda etapa teve mais oportunidades no início principalmente do lado da Jacuipense. Aos 12 minutos, o volante Ananias chutou forte, a bola desviou na defesa e o goleiro Marcos teve que evitar a qualquer custo o gol. Enquanto o time Tricolor apareceu próximo do gol adversário somente aos 24 minutos com Carlinhos, mas Márcio Greyck salvou.

Enquanto o Paraná encontrou bastante dificuldades, o Jacuipense quase abriu o placar em duas chances em sequência. Primeiro, Bruninho bobeou e Ananias mandou a bola na trave e um minuto depois, Meidson perdeu um gol de cabeça de dentro da área. Como quem não faz leva, o time paranista abriu o placar aos 35 minutos. Após cruzamento do meia Ricardinho, o atacante Yan Philippe aproveitou o faro de artilheiro e marcou o gol da vitória de cabeça.

Ouça o gol da vitória paranista. Narração de Paulo Sérgio:

FICHA TÉCNICA

JACUIPENSE 0X1 PARANÁ

Local: Estádio Eliel Martins, Riachão do Jacuípe (BA)
Data: 01 de abril de 2015.
Horário: 20h30.
Público e renda: 3.096 torcedores; R$ 68.100,00

Jacuipense: Márcio Greyck; Edcarlos, Diego Mendes, Uesles e Bruno Silva; Thiago Lima, Ananias, Dilmas e Elenilson (Pedro Henrique); Nadson (Jones) e Marclei (Medson). Técnico: Clebson Araújo.

Paraná: Marcos; Rodrigo Gasperin, Cleiton, Luiz Felipe e Bruninho; Jean, Marcos Serrato (Ricardo Conceição), Ricardinho e Lucas Sotero (Yan Philippe); Carlinhos e Rossi (Leandro Vilela). Técnico: Luciano Gusso.

Cartão amarelo: Rodrigo Gasperin (PRC).

Confira as imagens da partida (Monique Vilela/Banda B):