Por João Pedro Alves

Tradicionalmente quando um Campeonato Paranaense se inicia, o Paraná Clube é apontado como um dos times que irá brigar pelo título. Em 2014, no entanto, essa condição é ainda mais evidente pelo fato dos rivais da capital estarem utilizando equipes alternativas. E é com esse status de “protagonista” que o Tricolor estreia no estadual na noite deste domingo (19), às 19h30, contra o Cianorte na Vila Capanema.

Apesar de estar com o time completo desde o início da temporada, mesclando a base do ano passado e as 15 contratações, dentro do clube o possível favoritismo é descartado. O técnico Milton Mendes é ainda mais incisivo e afirma: não existe essa ideia de “time B” ou “time jovem”, a partir do momento que a bola rola são 11 contra 11 e todo mundo é profissional.

(Foto: Monique Vilela/Banda B)Mendes nega vantagem paranista: “Passou de 20 anos, já são profissionais” (Foto: Monique Vilela/Banda B)

“Nossa média de idade é baixa, de 24 anos. Essa ideia de que joga com sub-20 ou sub-23 é errônea, temos um grupo novo também. Passou de 20 anos, já são profissionais”, disse o treinador, que comanda o Paraná pela primeira vez neste domingo.

O argumento de Mendes é reforçado com o grande número de jogadores “sub-23” que jogarão como titulares contra o Leão do Vale: seis. São eles os laterais Toty (22 anos) e Breno Lopes (23 anos); o zagueiro Alex Alves (21 anos); os meias Júlio César (19 anos) e Luisinho (22 anos); e o atacante Carlinhos (19 anos).

A entrada de alguns jovens são os desfalques que o Tricolor tem para o primeiro jogo do ano. Entregues ao departamento médico, ficam de fora o lateral Roniery e o volante Edson Sitta; já o zagueiro Brinner não atua porque as questões burocráticas ainda não estão resolvidas.

Com isso, o Paraná vai a campo para buscar os três pontos escalado com Marcos; Toty, Júnior Lopes, Alex Alves e Breno Lopes; Cambará, Ricardo Conceição, Lúcio Flávio, Júlio César e Luisinho; Carlinhos.

Leão espera volta por cima

Considerando o passado recente, o Cianorte é o time do interior com o melhor retrospecto no Paranaense: tem chego à final do interior e se classificado para as competições nacionais. A exceção veio em 2013, quando ficou na parte de baixo da tabela, apenas na nona colocação geral. Por isso, este ano é tratado como uma chance de recuperação.

Novamente com Ronaldo Bagé à beira do gramado, o Leão do Vale ainda tem dúvidas para a estreia diante do Paraná. A provável escalação é formada por Jaílson; Lima, Marcão, Negretti e Ganzer; Davi (Junior Negrão), Jovane, Edu Amparo e Tiago Santos; Marquinhos Cambalhota e Eli (Elton).

FICHA TÉCNICA
PARANÁ CLUBE X CIANORTE

Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR).
Data: 19 de janeiro de 2014, domingo.
Horário: 19h30.

ParanáMarcos; Toty, Júnior Lopes, Alex Alves e Breno Lopes; Cambará, Ricardo Conceição, Lúcio Flávio, Júlio César e Luisinho; Carlinhos.
Técnico: Milton Mendes.

Cianorte: Jaílson; Lima, Marcão, Negretti e Ganzer; Davi (Junior Negrão), Jovane, Edu Amparo e Tiago Santos; Marquinhos Cambalhota e Eli (Elton).
Técnico: Ronaldo Bagé.